Mitos sobre a Beleza das Mulheres com mais de 50 Anos

Ao chegar aos 50 anos,a mulher se depara com mitos em relação a sua aparência.

Boas escolhas e informação são fundamentais 


Esta nova cinquentona não deve dar ouvidos a achismos obsoletos. A empresária Marisa D´Aquino,
da FairyLand Cupcakes, de Florianópolis, ~e um exemplo. Passou dos 50, mas continua linda: não tem cabelo curto, sabe se maquiar e faz atividade física.

Será que todas estas regras têm mesmo fundamento? ​



Cabelos curtos

O rosto não tem a mesma firmeza de outrora, é verdade, mas cabelos curtos nem sempre são a melhor opção para mulheres que ficam bem com cabelos compridos. Talvez, realmente não seja mais o momento de fazer o estilo Rapunzel, nem de adotar um cabelo pesado, sem nenhuma técnica de repicado para dar leveza aos fios, mas nada impede que o comprimento do cabelo continue de médio a comprido. ‘’Tudo vai depender sempre mais do formato do rosto, tipo físico e estilo’’, salienta o hair stylist Renato Fuzz.

Clarear os cabelos

É verdade que um cabelo preto pesa mais num rosto (de qualquer idade, aliás) do que um loiro. Clarear os cabelos pode ser um excelente recurso. No entanto, para alguns tipos cromáticos o loiro poderá envelhecer mais do que qualquer cor. “Se você sempre usou cabelos escuros por ser o seu tom natural, não corra para o cabeleireiro só porque completou cinquenta anos”, opina Eddy Brittes, cabeleireiro da rede Fuzz.

O que pode ser feito é uma pequena adaptação para um tom de castanho mais leve ou simplesmente algumas mechas. Muitas pessoas continuam sendo sempre favorecidas pelos tons mais escuros. Cuide apenas para que o tom seja condizente com sua pele (mais quentes ou mais frios).


Mais maquiagem

Nunca, jamais, em tempo algum isso será verdade! Aliás, o exato oposto é verdadeiro. “Quando exageramos na base, no pó e nas cores pesadas nos olhos e na boca, a tendência é aparentarmos mais idade”, pondera o maquiador Julio Elibio. Repare que até meninas, quando querem parecer mais velhas, pesam bastante o make. ‘’Ideal é um produto de boa qualidade, que cuide da pele. Tem que ficar atenta com a qualidade do produto’’, completa a dermatologista Juliana Sandin.


Prótese de silicone

Não tem idade para implante de prótese de silicone para corrigir imperfeições ou, claro, melhorar o visual. “Os benefícios para a auto estima são positivos para meninas de 20 como para mulheres de 60 anos”, explica o cirurgião plástico Leonello Bochese, da clínica Young Soul. Pode, inclusive, fazer todas intervenções estéticas, desde que seja feito um pós cirúrgico adequado. “Drenagem linfática, feita de maneira correta”, melhora em 50% as chances de ter um resultado perfeito”, completa a fisioterapeuta Luara Chagas, do Espaço Beiramar.


Atividade física suave

Mais um mito. A pessoa acima dos 50 anos pode fazer qualquer atividade física, desde que adequada ao seu preparo físico. “Até crossfit, em um ritmo médio, desde que bem orientado”, salienta o educador físico Luciano Abel, daCrossFit Floripa, que tem dezenas de alunos desta faixa etária.

Pessoas acima desta faixa etária tem uma necessidade ainda maior de ter um acompanhamento profissional mais próximo. Segundo o educador físico Gean Vernes, da Overlimit, existem profissionais especializados nessa faixa etária e alguns alunos, o mais aplicados, tem resultados que muitos alunos de 30 anos não tem.​

 

Comentários