Controle de tarefas: como ter uma produtividade insana sem acabar com a saúde


Aposto que, como eu, você sempre desconfiou de que, por melhor que fosse o controle de tarefas dos grandes empresários, eles só conseguiam ser quem eram abrindo mão de ficar com a família e os amigos – e abrindo mão às vezes da própria saúde. Acontece que depois de uma pesquisa, que resultou neste texto, acredito que você vá mudar de ideia. Eu, pelo menos, mudei. Confira o que você pode apagar da sua rotina, o que deve acrescentar a ela, e quais as estratégias para te ajudar com isso:


1. Movimente o seu corpo
O problema: A maior parte das pessoas acha que não tem tempo sobrando para começar um exercício. A maioria acha que primeiro precisa se tornar produtiva e, aí sim, terá tempo livre para praticar um esporte. Isso é uma armadilha, e pode ser inclusive uma autossabotagem sua. Você não precisa disso.

A solução: se faz em três passos. Primeiro, passe menos tempo sentado(a). Se você não pode trabalhar em pé, faça pausas de 5 minutos a cada 45 minutos, para ir ao toalete, tomar um copo d’água, olhar pela janela… Enfim, qualquer coisa que não seja olhar para o computador. O segundo passo para aumentar sua produtividade é se movimentar sem necessariamente ter um esporte. Você pode ir de bicicleta para o trabalho, ou ir de carro, mas estacionar longe. Você pode usar as escadas pela manhã, ou cuidar de uma mini-horta uma vez por semana. E, por fim, o último passo: fazer exercícios diferentes. Para começar, faça 15min de caminhada, 5min de corrida, e mais 15min de caminhada. Paralelamente, descubra qual o seu esporte preferido e pratique 2x por semana. Comece devagar e chegará longe! Chame alguém de quem você gosta para começar com você, mas não dependa dessa pessoa. Faça com o exercício como se faz com o trabalho: o segredo é um só, a disciplina. Isso inclui acordar uma ou duas horas mais cedo, e não se render depois de um dia ruim de trabalho. E por falar nisso…

2. Purifique a sua mente
O problema: Ninguém consegue ser produtivo se está completamente distraído, ansioso e nervoso. E, infelizmente, este é o padrão para muitos de nós. Para se desligar do trabalho não basta estar longe do escritório: seus e-mails, celular, o vício por conferir cada notificação que chega, tudo está com você para te lembrar.

A solução: independe da sua crença ou descrença religiosa. A meditação, por exemplo, pode ser uma forma poderosa de regenerar seu foco e seu equilíbrio mental.  Se você pensar, não é difícil entender como uma prática que melhora a sua capacidade de manter a consciência no presente e a atenção focada em algo é realmente útil em um ambiente de trabalho de constantes distrações como o seu. Sente-se com as pernas cruzadas, em posição de Buda, feche os olhos e coloque um timer de 5 minutos. Comece devagar. Você terá dezenas de pensamentos diferentes e de sensações também. Seu joelho pode doer, seu pescoço, um pouco. Mas você pode sentir o ar contra a sua pele, a temperatura mudando sobre você, carros que passam, obras do outro lado da rua, crianças correndo, ruídos de conversas. Em vez de seguir o instinto e se estressar, “Nossa! Era para eu enviar esse e-mail”, ou “Me esqueci de conferir aquilo”, a meditação ajuda a ter maturidade para simplesmente anotar o que precisa ser feito, e fazer. Por isso…

3. Planeje, priorize, revise
O problema: Para ser produtivo(a), você precisa ter um controle de tarefas, começando por uma visão clara do que você quer realizar e de um plano de como fazer. Um dos perigos mais comuns é começar a trabalhar mais e não conseguir chegar próximo de cumprir com as tarefas. Na realidade, quem é produtivo de verdade trabalha menos.

A solução: é crucial, e não deve ser ignorada. Sem ela, é como se você estivesse vendado ao tentar atingir um alvo: levaria muito mais tempo. Sente-se com calma e silêncio e defina os objetivos ou tarefas que você deve cumprir dentro de um mês, até o fim desta semana e o que precisa ser feito hoje. Não se sobrecarregue. Anote todos, defina a ordem de prioridade, e passe para a sua agenda, caderno ou seu celular. Depois, ao fim de cada mês, semana e dia, faça uma revisão. Contemple tudo o que você conseguiu fazer e quais tarefas ficaram pendentes para amanhã, o fim de semana e o fim do mês. Esta é a to-do list de um(a) profissional insanamente produtivo(a). Planejar, priorizar e revisar: eis o mantra. Você se sentirá mais satisfeito(a) com sua performance e mais disposto(a) a continuar no dia seguinte, com tudo esquematizado e menos chances de dar errado.

4. Descanse, divirta-se, rejuvenesça
O problema: Os norte-americanos trabalham cerca de 2h30 a mais por dia do que trabalhavam na década de 60. É necessário? Por ano, trabalham 136 horas a mais que os japoneses, 260 a mais que os ingleses e 499 a mais que os franceses. E você?

A solução: vem do artigo da Scientific American. Segundo o texto, “o tempo ocioso reabastece os compartimentos do cérebro de atenção e motivação, estimula a produtividade e criatividade, e é essencial tanto para alcançar os nossos mais altos níveis de desempenho quanto para a simples tarefa de formar memórias estáveis na vida cotidiana”. Ou seja, seu cérebro não fica inativo durante o descanso, pelo contrário, ele é fortalecido. Outro ponto crítico é o seu sono. Uma dica rápida: não use celular ou tablet na cama, porque isso diminui a sonolência, a defesa do organismo e aumenta o risco de problemas cardíacos e obesidade. Se você tem dificuldade para dormir, lembre-se de que praticar exercícios também colabora para uma boa noite de sono.


Anote as 4 estratégias deste post, como eu vou fazer, e não deixe de segui-las. O que está em jogo é o seu futuro como profissional. Minha última dica vai para todos os(as) líderes que entendem que um controle de tarefas saudável e produtivo não deve ser privilégio só deles. Com o Runrun.it, software de gestão de tarefa, tempo e desempenho, a produtividade do time pode aumentar o equivalente a 1 dia útil a mais de trabalho. Faça a experiência. É grátis: http://runrun.it



Você também pode gostar de ler:

(Infográfico) Controle de tempo: 8 dicas mágicas de produtividade dadas por CEOs
O guia definitivo contra a falta de tempo
Os TEDs sobre produtividade mais vistos do mundo

Comentários