Idosos devem redobrar os cuidados com as calosidades nos pés


A pele mais frágil combinada ao acúmulo de atrito durante os anos fazem com que o pés do idoso apresente mais áreas endurecidas, fissuras e até deformidades. Portanto, é essencial que atenção ao pé seja intensificada a partir da terceira idade.  Veja dicas da podóloga consultora de Footner, da MIP Brasil Farma.

São Paulo, 23 de março de 2015 – Depois de anos aguentando o peso do corpo e todas as intempéries que acontecem ao longo deles, é mais que compreensível que os pés fiquem mais frágeis na terceira idade. Com o envelhecimento, ocorrem modificações nas estruturas anatômicas e fisiológicas do pé, que podem interferir e muito na qualidade de vida do idoso. Uma dessas modificações, que se intensificam após os 60, são as calosidades.

As calosidades,  ou zonas de hiperqueratose reacional, aparecem em local de proeminência óssea depois de muito tempo sofrendo pressão e atrito. “O tecido hiperqueratósico constitui uma reação de defesa, ou seja, a calosidade se forma para se defender de uma agressão, que pode ser um calçado apertado, por exemplo”, explica Cláudia Andréa Olindino, podóloga consultora de Footner, da MIP Brasil Farma. A calosidade, além de ocasionar dor, pode ainda trazer dificuldade de locomoção e, em situações mais graves, ulcerar, infectar-se (principalmente se o idoso sofre de diabetes) e até causar artrite séptica.

Mas por que idosos apresentam tantos calos, mesmo aqueles que usam sapatos adequados? A explicação é simples. Ao longo da vida, o desgaste e absorção do tecido adiposo da planta do pé tornam os pés mais finos e, assim, os ossos ficam mais projetados, deixando-os desprovidos de amortecimento contra o solo ou sapatos, por mais confortáveis que sejam. “Por isso, é importante que os idosos redobrem os cuidados com as calosidades nos pés”, argumenta Cláudia Andréa Olindino.

Tratamento

Uma maneira de evitar que as calosidades apareçam, além do uso de sapatos adequados, é a hidratação diária dos pés. Quanto mais secos e ásperos, mais atrito com meia, calçados e até com o chão. Porém, não vale pegar qualquer creme no banheiro e passar - o correto é utilizar um produto próprio para a hidratação da área. “O creme reparador Footner e a espuma hidratante Footner reduzem significativamente as asperezas e o aspecto ressecado dos pés, que podem intensificar as calosidades”, explica.

Para aqueles que já possuem as calosidades, o ideal é usar produtos pensados exclusivamente para a redução das áreas endurecidas. “Evite lixar em demasia, pois além de agredir o pé, pode piorar a calosidade, fazendo fissuras ou ainda aumentando-as”, alerta. A sugestão, nesse caso, é usar a Caneta Contra Calosidades Footner.

O formato prático permite que o produto aja apenas no local apropriado, evitando que o líquido se espalhe para outras partes do pé. O produto vem acompanhado de uma lixa especial que deixa a calosidade porosa e suaviza a pele endurecida, para que a solução contida na caneta penetre na pele e reduza eficazmente a calosidade.

A esfoliação é outro cuidado básico, porém, só é recomendada caso o idoso não tenha o pé muito frágil, a pele muito fina ou ainda, problemas comuns decorrente do diabete. Para todos os que não se encaixam nas exceções, devem usar a Meia Esfoliante Footner, que faz um verdadeiro peeling, renovando a pele morta. “Deve-se calçar a meia por 60 minutos e depois lavar os pés. De 50 a 10 dias toda a pele ressecada irá se desprender e a pele do pé ficará lisa e macia como a de um bebê”, finaliza.

Os produtos MIP Brasil Farma estão disponíveis nas principais redes de farmácias do Brasil.

Sobre MIP Brasil Farma – A MIP Brasil Farma é a representante brasileira do segmento de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica. Com escritório administrativo localizado na cidade de São Paulo (SP), a empresa é focada na comercialização de um portfólio exclusivo no Brasil de marcas e linhas de produtos – especialmente dermocosméticos e nutracêuticos – que têm a inovação, segurança e eficácia comprovadas como principais características. A MIP tem como missão ajudar as pessoas a descomplicar a vida com escolhas inteligentes sobre o seu corpo e sua saúde, para que se sintam bem, mais livres e bonitas. Para mais informações, acesse http://www.mipbrasilfarma.com.br. Acompanhe a MIP no FB: www.fb.com/mipbrasilfarma.

Informações à Imprensa:

Agência Comunicado
Tel. + 55 (11) 3661-0361/ (11) 3711-3834
Carolline Almeida/ Tayce Bandeira/ Cecilia Loreto Mack
caroll@agcomunicado.com.br
tayce@agcomunicado.com.br
cloreto@agcomunicado.com.br

Comentários