Livro revela o potencial das águas subterrâneas



“Águas subterrâneas: princípios e práticas sob uma visão multidisciplinar”, da Paco Editorial, chega ao mercado em abril.

Seriam os aquíferos subterrâneos a salvação para a falta de água nos reservatórios ao ar livre do Sudeste?

Segundo o prof. Dr. Rodrigo Lilla Manzione, autor de "Águas Subterrâneas", em épocas de escassez, "corre-se o risco desse recurso estratégico ser utilizado de forma desordenada e levar a uma diminuição dos estoques de água subterrânea. De forma prática, isso resulta em poços com maior tempo de recuperação após bombeamento ou mesmo poços secos quando os níveis freáticos são muito sensíveis a efeitos sazonais da recarga direta via chuva".
O especialista está disponível para pautas sobre o tema, por conta do Dia Mundial da Água.

O livro: A obra apresenta um resgate histórico sobre a exploração das águas subterrâneas desde os primórdios das civilizações; descrições sobre os principais aquíferos do Brasil, da América do Sul e do Mundo; aborda questões sobre qualidade, amostragem e monitoramento das águas subterrâneas, atualidades sobre a gestão de recursos hídricos subterrâneos; e muito mais. Com mais de 180 referências, o livro pode ser utilizado desde estudantes e técnico da área como por curiosos sobre o  ciclo hidrológico e uma de suas mais desconhecidas componentes, as águas subterrâneas.

Autor: O prof. Dr. Rodrigo Lilla Manzione é docente na UNESP/Ourinhos, trabalhando e pesquisando na área de recursos hídricos subterrâneos e monitoramento de aquíferos. Também é professor do curso de pós-graduação em Agronomia da UNESP/Botucatu, onde ministra a disciplina Água Subterrânea e orienta alunos de mestrado e doutorado. É mestre em Agronomia pela UNESP/Botucatu e Doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Suas pesquisas o levaram a períodos de intercâmbio em diversas instituições da Holanda, como Instituto Alterra na Universidade de Wageningen, ITC na Universidade de Twente e IHE/UNESCO em Delft.


Mais informações - Paco Editorial / MR Comunicação Estratégica
Mari Carla Giro – mari@mrcomunica.com.br – (11) 9-9715-6785

Fone: (11).2449.0535/4917/4918

www.mrcomunica.com.br

Comentários