Mesmo com baixo desempenho da economia no país, cafeterias têm bons resultados e investem no segmento

O Brasil é o principal produtor e o segundo maior mercado global de café. Por aqui, a iguaria é uma das grandes paixões nacionais. Seja de manhã ou entre uma reunião e outra, para aliviar a tensão do dia-a-dia, o café acompanha milhares de brasileiros.

Segundo a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café - o país tem cerca de 3.500 cafeterias, que juntas escoaram parte das 20,33 milhões de sacas consumidas pela população entre novembro de 2013 e outubro de 2014. Ou seja, cada brasileiro consome ao ano 81 litros de café ou 4.89 kg de café torrado. E mesmo com o consumo da bebida dentro do lar aparecendo em primeiro nas pesquisas e o baixo desempenho da economia brasileira, as cafeterias comemoram crescimento e investem em produtos diferenciados para fidelizar seus clientes.

Taty Souza, sócia-proprietária do recém-inaugurado Luna Bistrô, no Paraná, acredita que inovar é a palavra de ordem para atrair os consumidores de café às cafeterias. “Hoje em dia existem muitas possibilidades para quem toma café: pós diferenciados, grãos gourmets e muitas cafeteiras de excelente qualidade que é possível comprar e ter em casa. Quem está no mercado e quer se manter deve sempre inovar, seja no sabor ou na apresentação”, explica.

E, com essa mesma visão, muitos empresários do setor estiveram recentemente na 30ª Abup Show, que aconteceu em São Paulo, em busca de novidades.

Uma das novidades para o mercado é a Linha Cafés do Brasil, autorizada pela ABIC. A linha de cerâmicas, desenvolvida pela catarinense MondoCeram, traz uma proposta criativa para cafeterias servirem os cafés. É formada por diversos itens com textura feita à mão, que remete aos tradicionais sacos de café.

“Percebemos no evento que os empresários de cafeterias buscam novas opções para servir café. Eles querem fugir do tradicional branco. A apresentação do produto que eles comercializam faz toda a diferença no processo de conquista de um cliente. Quem gosta de café sabe onde encontrar um bom café, por isso é fundamental investir na apresentação dele”, comenta o gerente da MondoCeram Kilian Schroeder.

 

Site: www.mondoceram.com.br

Mais informações para a imprensa:
Pontuale Comunicação & Marketing: www.pontualecomunicacao.com.br

Jornalista Caroline Michel: caroline@pontualecomunicacao.com.br
Skype: carolpontualecomunicacao

Telefone: (041) 9653.9507

Comentários