'Pozinhos mágicos': veja o que acrescentar na alimentação para cuidar da beleza e da saúde



Conheça os poderes da maca peruana, matchá, spirulina e mais

Imagina se existisse um pozinho mágico, que você jogasse sobre a comida e ele a transformasse em um superalimento? Pozinho este que ajudaria você a eliminar gordura do organismo, a deixar sua pele como a de um pêssego e até mesmo a retardar o envelhecimento?

Existe, gente. E eles estão aí, na prateleira de lojas de produtos naturais, à sua disposição. Confira a lista elaborada por especialistas:

Matchá


Muito tem se falado em matchá. Poderia ser um chá, não fosse seu processo de produção: a planta Camellia Sinensis é moída lentamente por um moinho de pedras até ser reduzida a um pó bem fininho.

“O vegetal produz clorofila, aminoácidos e l-teanina, substâncias que ajudam a dissolver a gordura e a eliminá-la rapidamente. Além disso, os flavonoides e cafeína encontrados na planta aceleram o metabolismo e, por isso, contribuem para o emagrecimento", explica o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo. Outro benefício, segundo ele, é que o matchá ajuda na recuperação muscular e, por isso, é muito indicado para quem pratica atividades físicas regularmente.

Como usar: pode ser adicionado a massas de bolos e tortas, frutas, shakes e sucos. O consumo recomendado é de 15 a 20g por dia (até 4 colheres de sopa, em média)

Spirulina

A spirulina é uma alga microscópica de cor verde azulada, rica em nutrientes. Ela contém proteínas de alto valor biológico; minerais como fósforo, potássio e cálcio; altas doses de betacaroteno; vitamina E e vitaminas do complexo B.

"Os principais benefícios são o auxílio na redução do colesterol, o estímulo da liberação de substâncias que controlam a saciedade, a ajuda na redução dos níveis de glicemia e na eliminação de toxinas acumuladas", explica a nutricionista Karen Schlösser.

Como usar: Tem gosto forte, a especialista aponta. Mas, com tantos benefícios e em tão pouca quantidade necessária, vale tentar! Uma colher de chá em sucos ou até duas colheres de sopa em receitas mais adocicadas, como bolos, cookies ou shakes, são suficientes.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é um pó constituído por proteína, minerais e vitaminas. É livre de gorduras e sem adição de açúcares. "O colágeno é uma proteína essencial para a saúde da pele e das articulações. Conforme envelhecemos, a produção dessa proteína diminui, por isso a reposição pode ser necessária", explica Karen.

Como usar: Possui sabor neutro e pode ser adicionado em qualquer preparação, sem alterar o sabor (sucos, iogurtes ou na água pura mesmo).

Maca peruana

Rica em nutrientes como carboidratos, fibras, aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras essenciais (ômega 3 e ômega 9), a Maca Peruana aumenta a disposição do corpo e tem poder revigorante, devido às altas concentrações de ferro.

"Também reequilibra os níveis de testosterona, por isso, é ótima para quem deseja mais força nas atividades físicas; melhora o desempenho sexual (aumenta a lubrificação vaginal e a libido em ambos os sexos) e é usada no tratamento de disfunções sexuais e aumento de fertilidade", ensina Karen,

Como usar: Consumir 2 colheres de sopa (10g) de farinha de maca ao dia. Pode ser adicionada em sucos, vitaminas, iogurtes e outras receitas de sua preferência.
Farinha de berinjela

A farinha de berinjela contém os nutrientes em que o vegetal é rico, como vitamina B3 e vitamina C e é altamente rica em fibras.

"Reduz a absorção de colesterol e de gordura. A farinha também aumenta a saciedade e melhora a absorção de nutrientes. É uma boa opção para quem deseja emagrecer", aponta Karen.

Como usar: Consumir duas colheres de sopa (10g) por dia. Pode ser adicionada em sucos, por cima de saladas, vitaminas, iogurtes e outras receitas de sua preferência.

Comentários