Você conhece a Termografia?

A TERMOGRAFIA é um método de sensoriamento através da radiação infravermelha onde esta é captada por uma câmera termográfica. Esta câmera capta através de infravermelho as alterações de temperatura. Toda e qualquer lesão promove uma alteração vascular no local. Esta vascularização pode estar diminuída ou aumentada. Na maioria das condições dolorosas, também há presença de inflamação e esta por sua vez também aumenta a temperatura do local. Esta alteração de temperatura é captada pelo termógrafo e com isso é possível visualizar de forma precisa o local exato da lesão, facilitando o diagnóstico e o tratamento.

A sensibilidade do aparelho é tamanha que antes mesmo do paciente estar reclamando da dor, já é possível observar regiões do corpo onde têm mais sobrecarga articular, muscular, ligamentar, tendínea ou vascular. Dessa forma, antes mesmo de começar a praticar atividade física é importante realizar um exame termográfico para que seja observado quais as áreas que não devem ser sobrecarregadas na prática esportiva. Diversos atletas procuram o exame termográfico como uma forma de prevenção, já que antes mesmo de sentir a lesão a área de sobrecarga é observada.
Durante o tratamento as imagens termográficas podem ser feitas como forma de acompanhar a evolução do paciente. Dessa forma, é possível observar a evolução do tratamento: melhora ou piora.


- Não é invasiva
- Não tem radiação
- Não traz danos aos pacientes
- Não tem contraste
- Pode ser realizada quantas vezes for necessária
- Ajuda a orientar o tratamento
- Ajuda a orientar a acupuntura
É UMA IMPORTANTE TECNOLOGIA AGREGADA AO TRATAMENTO 
Orientações para o exame

O paciente não deve ter se submetido a qualquer técnica de bronzeamento
Não ter realizado atividade física por um mínimo 4 horas antes do exame
A área a ser examinada deve estar acessível (sem roupa)
Não ter se submetido a exposições térmicas como por exemplo o infravermelho da fisioterapia



Comentários