Pular para o conteúdo principal

Veja alimentos que podem ajudar a combater a ansiedade e você não sabia



É, está difícil manter a calma no dia a dia e as pessoas vivem reclamando que você é uma pessoa muito ansiosa, talvez esteja na hora de pensar mais seriamente no assunto. A ansiedade costuma fazer uma verdadeira bagunça no que diz respeito às emoções, e ainda pode refletir em prejuízos à saúde.

Felizmente, além dos diversos tipos de tratamento e terapias que ajudam no controle da ansiedade, uma alimentação saudável, rica em determinadas vitaminas e aminoácidos também pode fazer maravilhas por quem deseja contornar o problema. E para comprovar isso, apresentamos a seguir uma lista de alimentos que podem ser úteis nesse sentido.

Frutas cítricas
Estudos comprovam que a vitamina C presente nas frutas cítricas, diminui a secreção do cortisol, hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. Vale ressaltar que o consumo de frutas cítricas contribui para o funcionamento do sistema nervoso aumentando a sensação de bem estar.

Quando uma pessoa está em crise de ansiedade e estresse há uma queda de vitamina C e minerais no corpo, além de uma redução nos níveis de açúcar no sangue, pelo que, a reposição desses nutrientes se torna importante.

Leite, ovos e derivados magros
Esses alimentos são fontes de aminoácidos e triptofano, que ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade. De acordo com nutricionistas, uma vez que o cérebro recebe os nutrientes, observa-se um aumento na produção da serotonina, hormônio ligado à sensação de felicidade e que é capaz de causar relaxamento e sensação de bem estar. O ideal é consumir 2 a 3 porções de alimentos deste grupo diariamente.

Carboidratos
A ansiedade também pode ser combatida pelo consumo de carboidratos oriundos de cereais em sua forma simples ou mesmo aqueles provenientes dos integrais e frutas adocicadas. Esse alimento ajuda a elevar os níveis de açúcar no sangue dando ao corpo energia, disposição e sensação de bem estar.

A dica é acrescentar à dieta diária alimentos como maçãs, uvas, jabuticabas, massas, batatas, mel, feijão, pães, aveia e arroz, dentre outros alimentos que fazem parte do mesmo grupo alimentar. Recomenda-se o consumo de 6 a 9 porções diárias.

Banana
De acordo com um estudo divulgado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas, a banana ajuda no combate aos sintomas da depressão, aliviando também naturalmente os níveis de ansiedade. Isso se deve ao alto teor de triptofano presente na fruta, ele é um dos responsáveis pela produção da serotonina.

Carne e peixes
As carnes e peixes estão entre as melhores fontes naturais de triptofano, um aminoácido que junto da vitamina B3 e o magnésio também produz a serotonina, responsável por amenizar os níveis de ansiedade e melhorar a qualidade do sono e humor.

Esses alimentos ainda possuem taurina, um aminoácido que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor conhecido como GABA, o qual o organismo usa fisiologicamente para controlar a ansiedade.

Recomenda-se que o consumo de um desses alimentos aconteça entre uma e duas vezes por dia. A dica é optar sempre que possível por carnes brancas e magras.

Chocolate
O chocolate é rico em flavonoides, que é um tipo de antioxidante que aumenta a produção de serotonina, este responsável pela sensação de bem estar e melhora do humor. Recomenda-se o consumo de 30 gramas de chocolate por dia, mas do tipo meio amargo que possui menos calorias e é mais rico em flavonoides.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...