10 atitudes que podem sabotar sua dieta


Não preparar a sua refeição

Se a sua empresa possui um espaço em que é possível esquentar a comida, não hesite em levar a sua marmita. Assim, você não cairá na tentação de pegar vários alimentos diferentes no restaurante, encarecendo o prato e aumentando as calorias diárias.

Portanto, mantenha a cozinha organizada, invista em um bom fogão, como esse, e se organize para cozinhar diariamente. Preparar os próprios alimentos é uma tarefa relaxante, por isso insira a atividade na sua rotina. Além da segurança de saber a procedência da comida, você economizará bastante.

Refeição em frente à TV

Quando se alia a alimentação com o lazer, a tendência é comer mais sem perceber, sobretudo se for durante o almoço e o jantar. Então, prefira comer antes de ver televisão ou só consuma alimentos com baixo teor calórico nesses momentos, como biscoitos integrais e frutas.

Alimentação depois do treino

Se você já faz atividades físicas na academia ou ao ar livre, evite aquela ideia de que só porque se exercitou tem direito a comer um pouco a mais, especialmente logo em seguida ao treino.

Nessa fase, o corpo está em processo de recuperação e não pode receber alimentos gordurosos, correndo o risco de absorvê-los. Por isso, prefira fazer um lanche nutritivo com pão integral ou outro alimento saudável. Para saber melhor sobre isso, consulte um nutricionista e siga as suas recomendações.

Festas

Durante as festas, é praticamente impossível fugir dos alimentos gordurosos, doces e refrigerantes. Porém, se você comer antes de chegar ao evento, as chances de exagerar diminuem consideravelmente.

Portanto, faça um lanche ou até mesmo uma refeição antes de sair de casa e deixe apenas para provar o que mais tiver vontade na festa. Se tiver três doces de que gosta, escolha apenas um e tenha cuidado com os copos de refrigerante.

Sobremesa

Mesmo que você tenha comido pouco, evite ingerir um doce após as refeições. Caso a vontade seja grande, prefira frutas secas ou um suco natural de melancia ou morango, por exemplo, que ajudam a fazer a digestão e na absorção dos nutrientes.

Férias

Embora as férias sejam sinônimo de relaxamento e descanso, isso não quer dizer que você possa se descuidar com a dieta.

Mais do que nunca é necessário atentar-se ao que se come e sempre carregar lanches saudáveis e leves aonde for, assim terá menos fome e não fará todas as refeições em restaurantes, que costumam ter pratos deliciosos e irresistíveis. Para ajudar a se manter em forma, faça alguns passeios a pé enquanto aprecia a paisagem em marcha lenta.

Geladeira vazia

Ao ver a geladeira vazia, a maioria das pessoas não hesita em pedir comida em casa ou ir a um restaurante. Para evitar esses momentos, que geralmente significam alto consumo calórico com pizzas ou massas, esteja sempre de olho na dispensa e realize compras semanais.

Capriche na escolha das verduras, legumes, grãos e frutas, e fuja dos alimentos prontos. Assim, a mesa ficará mais saudável e light.

Jejum 

Um dos grandes erros cometidos por quem quer emagrecer é acreditar que quanto mais tempo ficar sem comer mais irá perder peso. Na verdade, quando o corpo fica um longo tempo sem receber alimento, ele se prepara para absorver com mais velocidade a próxima refeição.

Ou seja, assim que você comer, o seu sistema digestivo agirá como uma ‘esponjinha’, transformando com mais facilidade a comida em gordura. Além disso, quanto mais tempo ficamos sem ingerir nada, maior é a chance de exagerarmos nas refeições seguintes.

Para evitar isso, tenha sempre à mão lanches naturais, frutas ou barras de cereais para comer durante o dia. Dessa forma, a fome no almoço ou no jantar será menor e você irá se sentir mais disposto por estar bem alimentado.

Estresse

Descontar o estresse do dia a dia nunca é uma boa ideia. Além de ajudar a ganhar peso, essa atitude não resolve os problemas e serve apenas como uma muleta para se apoiar. Então, se você precisa de algo para descarregar as energias e a ansiedade cotidiana, por que não escolher uma atividade física?

Útil para manter a forma e a saúde, os exercícios fazem o corpo liberar endorfina, que é uma substância ligada ao bem-estar e ao prazer. Caso queira algo mais tranquilo, leia um livro, assista a um filme ou ouça uma música de que gosta bastante.

Pensamento negativo

Cada organismo é único e possui um jeito de funcionar, sendo que algumas pessoas emagrecem facilmente e outras não. Em virtude disso, não desanime se fizer tudo certo com orientação médica e nutricional e, mesmo assim, não ver resultados nos dois primeiros meses.

Muitas vezes, as dietas rápidas ajudam a perder peso, mas não são duradouras, enquanto os hábitos saudáveis fazem entrar em forma e se estabilizar. Faça tudo certo, mantenha a força de vontade e pense positivo. Mais cedo ou mais tarde os resultados chegarão!

Comentários