A dieta para uma pele bonita


A pele é o espelho da nossa saúde interna, portanto cuidar dela também significa cuidar do nosso corpo como um todo. Problemas da pele como acne, cravos, secura, excesso de oleosidade, coceira, dentre outros, podem ser resolvidos com a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática de esportes e alimentação balanceada. Pensando nisso, o Criasaude fez uma lista com dicas de alimentos que melhoram a saúde da pele e que podem ser incluídos na sua dieta.

Pele Acneica e Oleosa

A pele acneica e com excesso de oleosidade precisa de cuidados especiais, como limpeza adequada e uso de produtos que combatam a acne. A alimentação pode ajudar a combater as acnes e limpar a pele. Alimentos ricos em ômega-3 como salmão, sardinha, atum, sementes de chia, abacate, semente de linhaça e nozes ajudam a prevenir o aparecimento de espinhas. Isso porque estudos mostram que o ômega-3 controla a produção de leucotrienos B4, molécula que aumenta a produção de sebo e causa a reação inflamatória que gera a acne.

Alimentos ricos em vitamina A também são recomendados, pois essa vitamina regula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Você pode encontrar a vitamina A em frutas e legumes alaranjados, como abóbora, cenoura, pêssego, damascos, e também em folhas verdes escuras, como couve e espinafre.

O zinco é outro nutriente que combate a acne, pois tem ação anti-inflamatória. Esse mineral pode ser encontrado em frutos do mar, ostras e na castanha-do-pará.

Pele Seca

A pele seca necessita de hidratação frequente com agentes suaves e que reponham a água perdida. Com relação à dieta, alimentos hidratantes são recomendados. Invista em frutas cítricas, ricas em vitamina C, que ajuda a repor os nutrientes perdidos pela pele, além de ser um poderoso antioxidante. Frutas como pera, maçã, melancia, melão, mamão, dentre outras, são altamente hidratantes e recomendados.

Consuma também castanhas, nozes, avelãs e outras frutas secas oleaginosas, pois são ricas em vitamina E, nutriente que ajuda na manutenção da pele.

Pele Flácida

Para a flacidez, uma dieta rica em colágeno pode ajudar a manter a firmeza da pele. O colágeno é encontrado em carnes e gelatina. Além disso, invista em alimentos com vitamina C, pois esse nutriente é fundamental na formação das fibras elásticas e colágenas que sustentam a pele.

Os antioxidantes também são muito recomendados, pois combatem os radicais livres que degradam o colágeno da pele. Frutas vermelhas, açaí, chá verde, tomate, uvas, abacate, alho e cebola são excelentes fontes de antioxidantes como as catequinas, vitamina A, C e E. O ovo é outra importante fonte do antioxidante selênio, além de ser rico em zinco, proteínas e outras vitaminas.

Beba Água

Independentemente do seu tipo de pele, médicos e dermatologistas são unânimes num ponto: beber água é fundamental para a saúde da pele. Ao ingerir água, você dilui e elimina toxinas e radicais livres que danificam a pele. Além disso, a água hidrata, repõe minerais perdidos ao longo do dia e aumenta o fluxo sanguíneo que leva nutrientes para as células da pele de todo o corpo. O ideal é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.


Pratique Esportes

Uma forma saudável de manter a pele sempre bonita é praticar atividades físicas. O esporte ajuda a eliminar toxinas através da transpiração. Além disso, a prática aumenta a circulação sanguínea que leva oxigênio e nutrientes para as células. Mas tenha em mente que o suor produzido durante as atividades físicas podem causar inflamações dos poros e irritações, portanto, é importante tomar um banho logo após a prática esportiva.

Durma Bem

De acordo com pesquisas científicas, pessoas com problemas para dormir sofrem mais de estresse, o que aumenta a liberação de cortisol, um hormônio que pode levar problemas na estrutura e função da pele, favorecendo o aparecimento de irritações e acnes. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.

Os Inimigos da Pele Bonita

Assim como alguns alimentos ajudam você a ter uma pele bonita, outros fazem o contrário e aumentam a incidência de acnes, irritações e outros incômodos. Evite consumir alimentos ricos em gordura e carboidratos simples, pois eles aumentam os níveis de insulina e cortisol, favorecendo a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, propiciando sua oclusão. Produtos industrializados como doces, refrigerantes, bebidas adoçadas, pães, carnes embutidas e enlatados devem ser deixados de lado.

Além disso, produtos com alto índice glicêmico produzem toxinas que danificam as fibras colágenas da pele, acelerando a flacidez. O segredo é investir em alimentos menos processados como grãos integrais, leguminosas, frutas, folhas, verduras e legumes.  

Comentários