Pular para o conteúdo principal

Açaí engorda? Nutricionista explica verdades e mitos sobre o consumo


Bastante nutritivo, alimento é indicado para o pré-treino, mas o que o torna calórico são aditivos como xarope de guaraná, granola, entre outros

O açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa, onde é muito utilizado na confecção de refrescos. É originário da mata nativa da Amazônia, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos.  Excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. A fruta tem sido cada vez mais consumida pelos praticantes de atividade física, no entanto tem fama engordativa e calórica. Mas o que torna o açaí mais calórico?
eu atleta acai engorda (Foto: eu atleta)

É o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar mais gordura. Além da granola, paçoca, frutas , entre outros. O tão consumido creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna uma verdadeira bomba calórica. O açaí é uma boa fonte de energia e pode ser indicado para ser consumido antes do treino por possuir inúmeras vitaminas e minerais e garantir energia suficiente durante o exercício. De preferência sem acrescentar na polpa o xarope de guaraná, sendo substituído por uma banana por exemplo.

Indivíduos que desejam perder peso não consomem de maneira alguma, porém existem controvérsias a respeito do uso desta fruta para estas situações. Quando utilizado da forma correta pode beneficiar a perda de peso sim, por promover saciedade. Pelo seu efeito antioxidante, reduz a produção de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular.  Alguns estudos comprovam que o consumo de 100 g da polpa de açaí duas vezes ao dia pode estimular a redução da glicemia, insulina e o colesterol ruim.

Cem gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias em cem gramas. Se acrescido de outros ingredientes como o famoso “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais. 

Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias. Para evitar que o açaí se torne uma alimento altamente calórico, a dica é adicionar em 100 g de polpa, uma banana e 100 ml de água, e bater tudo no liquidificador. Para que ele fique mais doce, porém saudável, acrescente uma colher de chá de mel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...