Chás para remediar abcessos em casa


Abcesso (ou abscesso) é o acúmulo localizado de pus em qualquer tecido do corpo, podendo ser causado por algumas substâncias químicas, amebas e infecções bacterianas. Geralmente, os agentes infecciosos são os estafilococos ou os estreptococos, que penetram na pele por meio de uma pequena ferida na pele.

O líquido purulento que preenche o tecido inflamatório é formado devido à necrose do tecido original, microorganismos e leucócitos. Dentre os sintomas da inflamação estão a vermelhidão, mal-estar, sensibilidade ao toque na região afetada, calafrios, suores e febre alta.

São vários os tipos de abcessos: nos dentes, garganta, pulmonar, hepático, vaginal, abdominal, gengival e nas axilas.

Tratamento de abcessos
No tratamento de abcessos é importante adotar uma alimentação adequada para uma limpeza geral do organismo. Recomenda-se evitar completamente as gorduras, tais como frituras, manteigas, chocolate, queijos e ovos.

Prefira consumir alimentos naturais que auxiliem na limpeza do sangue, como os cereais integrais, frutas e verduras cruas. Estes alimentos, considerados depurantes, irão eliminar as substâncias impuras presentes no sangue, ajudando na cura da doença.

Existem alguns chás que podem auxiliar no tratamento desta doença dermatológica.

Chá de Calêndula

O chá de calêndula é um bom remédio natural para abcessos, pois ele estimula as células brancas, o que aumenta a atividade do sistema imune.

Para aproveitar os seus benefícios, basta colocar um sache deste chá numa xícara de água fervente, deixar repousar e consumir morno. A indicação de consumo do chá de calêndula é de até 3 vezes ao dia.

Chá de Alecrim
O chá de alecrim é preparado com as suas folhas, utilizando-se vinte gramas para um litro de água. A indicação de consumo deste chá é de 4 xícaras ao dia.

Chá de Alfavaca
Para preparar o chá de alfavaca, utilize trinta gramas para um litro de água. A indicação de consumo é de 4 xícaras ao dia.

Chá de Boldo
Para preparar o chá das folhas de boldo, utilize trinta gramas para um litro de água. Recomenda-se a ingestão de 4 xícaras deste chá ao dia.

Chá de Verbasco
Coloque três colheres de chá da planta seca em água fervente e deixe repousar por aproximadamente 30 minutos. Depois, deixe ferver em fogo branco e coe a misture. Com um pano, aplique esta decocção sobre o abcesso, duas vezes ao dia.

Outros chás, como o de cavalinha, tussilagem e bardana, também auxiliam no tratamento de abcessos.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários