Quatro fases do estresse levam ao esgotamento; veja se você se encaixa


O que é o Estresse?

O estresse é a alteração global de nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. O estresse é um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou dificuldade.

Tipos de estresse:

a) Estresse agudo: transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto em razão da exposição a um evento traumático.

b) Estresse cumulativo: conjunto de alterações psico-fisiológicas que afetam o cotidiano da pessoa, devido à freqüente adoção de estratégias equivocadas para o alívio dos sintomas, característicos da “fase de resistência” do estresse.

c) Estresse pós-traumático: resposta retardada a uma situação ou evento crítico (de curta ou longa duração), que provoca sintomas evidentes de perturbação na maioria das pessoas.


Conheça as Quatro Fases do Estresse. 

1- Alerta

É a fase do estresse positivo, que motiva o profissional e o torna mais ágil. Dura poucas horas. Se a fonte de estresse continua por dias, o trabalhador tende a entrar na segunda fase.

2- Resistência

O corpo entende que está sob ameaça. Nessa fase, as energias que seriam usadas no funcionamento das células acabam sendo desviadas para a produção dos hormônios do estresse, como cortisol, adrenalina e noradrenalina. Por isso, os primeiros sintomas surgem, como aumento de pressão arterial, dificuldade em digerir alimentos (como azia e gastrite), queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. São pequenas alterações que podem resultar no surgimento de doenças.

3- Quase exaustão

O organismo começa a falhar na produção dos hormônios relacionados ao estresse e algumas doenças aparecem. O paciente passa a ter crises de enxaqueca, desenvolve dificuldade na memória, de concentração, começa a ter problemas dermatológicos, como acne, dermatite e até problemas mais complexo como vitiligo, psoríase. 

4- Exaustão

É a fase de Burnout, ou esgotamento total. É nela que as doenças surgem de fato, como hipertensão, diabetes, obesidade, problemas intestinais, infecções, distúrbios de memória e dores ósseas-articulares.

Comentários