Substituições saudáveis e práticas: veja opções de trocas nutritivas para o cardápio do dia a dia


Abobrinha ralada no lugar do macarrão, abacate como brigadeiro e mel em vez de açúcar são alternativas criativas e menos calóricas 

Alimentação Saudável

Acrescentar nutrientes aos pratos pode ser mais fácil do que parece. Pequenas trocas de ingredientes que consumimos frequentemente já fazem diferença na saúde e na balança. Com um pouco de criatividade, dá para pensar em alternativas saborosas e deixar a alimentação diária ainda mais rica em vitaminas e gorduras do bem. Veja abaixo algumas ideias de trocas saudáveis e fáceis de adotar:


1- Macarrão por abobrinha

É realmente difícil segurar a tentação em frente de uma apetitosa macarronada. Mas existe um jeitinho super saudável de inserir a massa no cardápio: preparando macarrão de abobrinha. Com um ralador ou cortador específico, dá para cortar a abobrinha em tiras semelhantes a um espaguete e usar o molho de sua preferência. Delícia sem culpa!

2- Arroz por quinoa


O supergrão rico em ferro e proteínas é um excelente substituto para variar o arroz de todo dia. A quinoa é bem versátil e pode ser refogada só com alho e cebola ou até mesmo virar um sofisticado risoto. 

3- Pão por folha de alface

Crocantes, as folhas de alface são uma opção low carb para sanduíches, wraps e outros pratos saborosos ideais para um lanche. 

4- Refrigerante por água aromatizada


Não consegue abandonar o refrigerante? Vá com calma. A água aromatizada é uma excelente opção para readaptar o paladar acostumado com bebidas doces. Basta combinar água natural ou com gás e frutas para preparar a bebida. Vale deixar a criatividade fluir e se divertir na hora de escolher as combinações do dia!

5- Café por chá verde

A cafeína é uma boa aliada para começar o dia com muita disposição. Entretanto, ela não está só no café. No chá verde, a cafeína está concentrada em doses menores, mas a erva tem efeito positivo para quem quer emagrecer. Afinal, ela acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão. Para obter os efeitos positivos do chá, especialmente na perda de peso, é necessário beber de 4 a 7 xícaras todo dia.     


6- Açúcar por mel

Quanto as calorias, o mel e o açúcar são praticamente iguais. A principal questão é nutritiva: o mel é um superalimento e promove benefícios duradouros quando consumido in natura. Famoso pelas propriedades terapêuticas em gripes, resfriados e dor de garganta, o mel também é um alimento cheio de em minerais, antioxidantes, probióticos e enzimas. 


7- Brigadeiro por abacate

Rodrigo Hilbert já ensinou: dá para enganar o estômago e os olhos com o brigadeiro de abacate. A fruta também é calórica, mas ao contrário do brigadeiro com leite condensado, tem gorduras boas e outros nutrientes super importantes para o organismo. Além de saciar a fome, o abacate melhora o colesterol e é um antiinflamatório natural. 


8- Bala por uva congelada

Todo mundo sabe que não existe nada mais refrescante do que uma fruta bem geladinha. Que tal substituir as balas cheias de açúcar pelas uvas congeladas? Além de docinha, a fruta é rica em antioxidantes. Para congelar, prefira a uva sem sementes. 


9- Sorvete por banana congelada batida

A outra dica que vem do freezer já é uma velha conhecida de quem vive controlando as calorias, mas não dispensa uma sobremesa. Com banana congelada, dá para preparar sorvetes de sabores diversos sem pecar nas calorias. 

Fonte: Globo-GNT

Comentários