Benefícios encontrados nas sementes de laranja


Suculenta e com aroma muito agradável, a laranja  é uma fruta cítrica bastante conhecida e apreciada, não apenas pelo sabor, mas também pelos benefícios que traz à nossa saúde. Esta fruta contém muita vitamina C, flavonoides e óleos essenciais. Mas, e quanto às suas sementes, você sabia que elas também são muito benéficas?

As vitaminas, nutrientes e o óleo extraído das sementes de laranja são utilizados em suplementos de saúde, aromas alimentares, produtos de beleza e outros artigos de higiene pessoal. No decorrer dos anos, os fabricantes de produtos naturais também pesquisaram as capacidades dos extratos de planta, incluindo o extrato de semente de laranja. Embora as pesquisas referentes aos benefícios do óleo de semente de laranja ainda estejam no início, algumas de suas propriedades já são conhecidas.

As propriedades e os benefícios
Desde tempos imemoriais, os praticantes da medicina alternativa fazem uso do extrato de plantas no tratamento de doenças, dentre as quais estão a artrite, o câncer e as doenças cardíacas. As ervas, raízes, flores, frutos e sementes de plantas vêm sendo utilizadas não apenas na fabricação de medicamentos, mas também pela indústria cosmética. Neste contexto está inserido o óleo extraído das sementes de laranja, de cor amarelo pálido e com um aroma levemente adocicado.

Na composição deste óleo estão presentes os ácidos palmítico, esteárico, oléico e linoleico, e todos são ótimos ingredientes na fabricação de produtos de higiene pessoal.

Benefícios encontrados nas sementes de laranja 
Toda a laranja, incluindo as suas sementes e folhas, é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os efeitos maléficos dos radicais livres. As substâncias encontradas na casca da laranja ajudam a reduzir o colesterol; as fibras ajudam a proteger contra a artrite reumatóide; e os fitoquímicos encontrados nas frutas cítricas auxiliam na proteção do organismo contra o câncer de boca, pele, pulmão e mama.

Já os benefícios das sementes da laranja estão justamente nos ácidos presentes em sua composição: o ácido palmítico facilita o armazenamento de energia, a longo prazo, nas células humanas; o ácido oléico em quantidades adequadas auxilia na produção de outros ácidos essenciais que diminui o risco de doenças cardíacas; e o ácido linoleico pode ser útil para a manutenção da boa saúde cognitiva e comportamental, assim como para o crescimento e desenvolvimento normais dos seres humanos.

O uso da semente da laranja
Como já foi exposto, a partir da semente da laranja é extraído o seu óleo, que traz muitos benefícios à saúde. Mas, como este óleo é utilizado? Com qual finalidade?

Os usos do produto variam muito, indo desde a cosmética até o consumo. Confira a seguir os modos de utilização da semente da laranja, no formato de seu óleo:

Produtos de beleza
O óleo de semente de laranja pode ser adicionado ao banho e produtos para o corpo, fornecendo um aroma cítrico agradável. Quando utilizado em produtos para os cabelos, este óleo torna-se um notável agente de condicionamento. As sementes de laranja, junto com a polpa seca, também podem ser transformadas em um pó para a utilização em cosméticos e produtos de condicionamento da pele.

Consumo
Os óleos essenciais  extraídos das sementes de laranja fornecem aromas que podem ser acrescentados à água, coberturas de bolos e outros alimentos. A semente de laranja fornece um resíduo protéico adequado para o consumo humano e animal, e por este motivo, muitas vezes ela é usada juntamente com os alimentos de gado e fertilizantes.

Produtos de limpeza
Além dos usos acima descritos, o óleo de semente de laranja também pode ser adicionado aos produtos de limpeza, proporcionando um aroma cítrico fresco e agradável.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários