Remédios caseiros para desentupir os ouvidos


Ter os ouvidos  entupidos e não conseguir ouvir bem não é nada agradável, não é mesmo? Esta situação pode ocorrer devido a várias causas, como o acúmulo de cera, água, gripes, sinusites, resfriados e pressão na região interna das cavidades auriculares.

O entupimento dos ouvidos pode afetar pessoas de todas as idades e, além de ser bastante incômodo, pode causar muitas dores. O tratamento deve ser feito rapidamente e existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a desentupir os ouvidos.

Tratamentos naturais para ouvidos entupidos
Existem remédios caseiros para desentupir os ouvidos, mas lembre-se sempre da importância de consultar um especialista.

Azeite de oliva
Se a causa dos ouvidos entupidos for o acúmulo de cera, o azeite de oliva pode ser um ótimo remédio caseiro para desentupi-los. Aqueça um pouco de azeite puro e use um conta-gotas para pingar algumas gotas no ouvido afetado. Deixe o líquido morno agir até a cera amolecer. Mantenha a sua cabeça de lado e remova a cera com cotonete, com muito cuidado para não machucar nenhum órgão.

Álcool e vinagre de maçã
Uma combinação de álcool e vinagre de maçã  pode ajudar a acabar com algum tipo de infecção bacteriana que esteja causando o entupimento dos ouvidos. Misture quantidades iguais de vinagre de maçã e álcool. Utilizando um conta-gotas, coloque algumas gotas da mistura no ouvido afetado. Para não derramar, coloque um pedaço de algodão no ouvido e não levante a cabeça. Remova a cera com um cotonete.

Vapor
Se a causa do entupimento dos ouvidos for um resfriado, a inalação de vapor é uma das maneiras mais simples para desentupir os ouvidos. Despeje a água quente em um recipiente grande e adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor lentamente até que o ouvido entupido abra.

Compressa de água quente
O calor da compressa de água quente ajuda a desentupir o ouvido e aliviar a dor. Molhe um pano em água quente e esprema bastante para remover o excesso de líquido. Segure o pano sobre a orelha afetada por 5 a 10 minutos.

Gargarejo
O gargarejo com água salgada quente pode ajudar a desentupir os ouvidos e aliviar a congestão nasal. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça um gargarejo com este líquido, por um período de 15 a 30 segundos e cuspa. Repita este procedimento várias vezes até sentir alívio.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários