Pular para o conteúdo principal

A Biodança como agente recuperador da autoestima


A Biodança recupera a autoestima

Ainda pouco difundida no Brasil, a Biodança é uma prática terapêutica que tem por objetivo colocar o indivíduo em contato com seus verdadeiros sentimentos e emoções.

Para que possamos entender melhor, “bio” vem da Bioenergética ou energia da vida - aquela energia produzida no organismo pela respiração, metabolismo e funções básicas vitais. A Bioenergética está baseada no trabalho desenvolvido pelo psiquiatra Alexander Lowen e é considerada uma prática de atuação profunda.

Desde pequenos, aprendemos a satisfazer apenas as nossas necessidades fisiológicas básicas. Por outro lado, se temos uma enxaqueca ou uma dor de estômago, nos automedicamos para acabar rapidamente com a dor, sem dar muita importância ao que nosso organismo quer nos dizer.

Da mesma forma, por vivermos numa sociedade agitada, competitiva e estressante, deixamos de lado nossas vontades para seguirmos padrões preestabelecidos. Todos esses aspectos vão, no dia a dia, nos afastando de nossa essência e nos deixando vulneráveis a doenças físicas e emocionais, como dores musculares, problemas na vesícula, rins, depressão, síndrome do pânico etc.

Com a utilização de técnicas respiratórias, posturais e de movimentos aliados a ritmos variados, a Biodança atua diretamente nas emoções e sentimentos de angústia, euforia, ansiedade, amor, medo, possessividade, entre outros, e possibilita que a pessoa torne-se mais autoconfiante e desinibida, preparada para lidar com situações externas - e, assim, conquiste seu espaço, retome o prazer pela vida e melhore seu convívio social.

A Biodança é uma prática dinâmica, prazerosa e fascinante. Desenvolve a coordenação motora e a concentração, reforça o sistema imunológico e cardiovascular, além de ser altamente recomendada para as pessoas agitadas e tensas.

Sobre Adriana Lopes
Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga e atende no BSpace Health Center.  Formada pela Humaniversidade, especializou-se em Kaivalyadhama (Índia) e é facilitadora de Biodança.

Sobre o BSpace Health Center
Idealizado pela empresária brasileira Andrea Estrella, especializada em Aromaterapia e Terapias Naturais (na Itália). Ao refletir sobre como seria possível, na realidade atual, viver com qualidade de vida e bem-estar, percebeu a falta, no Brasil, de um espaço que proporcionasse uma fuga do estresse do cotidiano. Assim nasceu o BSpace, um centro de convivência que oferece medicina tradicional e tratamentos complementares, livraria, empório, café, centro de exposições e Bimbo Space, dedicado aos pequenos. “Um lugar onde os problemas diários possam ser esquecidos”, define Andrea.  Mais em www.bspace.net.br

Fonte: RevistaFisioBrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...