Bicarbonato de sódio para pele e cabelo


O bicarbonato de sódio é um velho aliado das mulheres na cozinha e nos cuidados da casa. Mas saiba que esse produto também possui as mais diversas utilidades para cuidar da saúde e beleza da pele e cabelos. Sua composição química, resultado da junção de hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO₃), é uma verdadeira bomba de beleza.

Sua utilidade abrangente deriva de suas propriedades antifúngicas e neutralizadoras de acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, por exemplo, ele alcaliniza o corpo com o aumento do pH, permitindo assim uma oxigenação maior e o combate de fungos e leveduras. As receitas caseiras que carregam esse produto são extremamente fáceis e podem ser preparadas com ingredientes básicos. Os resultados do uso são imediatos.

Esfoliante natural
É possível criar um esfoliante para a pele a partir da junção de três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água. Esfregue essa mistura levemente sob a pele. Assim, as células mortas serão eliminadas e o efeito final será uma pele mais macia, clara e fresca.

Composto possui propriedades antifúngicas e neutralizadoras de acidez

Contra acne e cravos
As espinhas são um dos principais problemas relacionados à autoestima. Para combatê-las,  o bicarbonato de sódio em uma tigela e, aos poucos, adicione água, sempre misturando. O ponto certo de parar a mistura é quando se obtiver uma máscara cremosa e homogênea. Em seguida, basta aplicar a máscara sob a pele e massagear suavemente, com movimentos circulares. O ideal é deixar descansar por 10 minutos e depois retirar com água morna.

Limpeza facial
Você também pode fazer uma limpeza completa da pele com esse item. Dissolva uma colher de sopa com bicarbonato de sódio em um litro de chá de camomila. Aqueça essa combinação e espere ferver. Depois, despeje em uma tigela, cubra sua cabeça com uma toalha e aproxime seu rosto do chá, mas sem mergulhar. Apenas aproveite o vapor. Espere assim por 10 minutos. Posteriormente, já com os poros bem dilatados, remova toda a sujeira com uma toalha de papel limpa ou um disco de algodão. Por fim, lave bem o rosto com água morna e aplique um hidratante.

Desodorante natural
Além de combater os odores da transpiração, o uso desse composto ajuda a clarear as manchas que ficam nas axilas devido à depilação frequente.  Misture o sumo do limão com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Lave diariamente com essa pasta, para obter melhores resultados.

Oleosidade do cabelo
O bicarbonato também é um ótimo aliado dos cabelos. Por exemplo, caso você possua muita oleosidade, principalmente no couro cabeludo, basta misturar uma colher de chá desse produto com o shampoo que você utiliza. Lave os cabelos normalmente e perceba a melhora na aparência, eliminando o aspecto de sujo que, geralmente, apresenta devido o excesso de óleo. Essa mistura também auxilia na redução da caspa, uma vez que os ativos do bicarbonato produzem uma limpeza profunda.

Cabelos macios e sedosos
Ultimamente, foi bem difundido o chamado “shampoo bomba”. Ele é feito com a mistura de bepantol e monovin A, que é uma vitamina para cavalos. Seu uso foi bastante questionado no que se refere aos possíveis danos à saúde de quem utiliza. Para evitar problemas, existe um remédio caseiro de bicarbonato e vinagre que dá uma aparência bem mais bonita e saudável para seus cabelos, e o melhor: não oferece riscos. Para utilizar, primeiro lave todo o couro cabeludo com a mistura de cinco colheres de água com uma colher de bicarbonato de sódio. Depois, aplique uma colher de vinagre de maçã juntamente com um copo de água. Aplique da raiz até as pontas. Use esse tratamento durante uma semana, dê uma pausa durante alguns dias e posteriormente volte a usar.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários