Pular para o conteúdo principal

O recheio faz toda a diferença. Aprenda 6 opções saudáveis


Livre de glúten e de gordura, ela se tornou a queridinha das dietas. Mas por ser rica em carboidrato, é bom ir devagar e, mais importante, apostar em recheios nutritivos

O que é que a tapioca tem?
A praticidade na hora de preparar essa delícia e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute nordestino ganhasse fãs no país inteiro. Mas, quando o assunto é perda de peso, algumas ponderações devem ser feitas. É que, apesar de não ter gorduras e ser pobre em sódio, a tapioca é rica em carboidratos simples. Por isso, exageros podem fazer o ponteiro da balança subir. Ainda mais se os complementos forem pesados. Se você fechar sua tapioca com queijos gordos, manteiga ou leite condensado, por exemplo, vai transformar a bichinha no oposto do que está buscando. "Por ter basicamente carboidrato, o ideal é que ela seja recheada com fontes de fibras ou proteína, de modo a balancear os níveis de glicose no sangue", explica a nutricionista clínica Bianca Chimenti Naves, de São Paulo.

Para ninguém cair em cilada, a especialista preparou uma lista de receitas deliciosas e nutritivas. Aí, sim, a tapioca vira uma grande parceira da saúde (a sugestão é consumir as versões salgadas com uma salada de folhas verdes).

Tapioca de frango cremoso

- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 100 g de peito de frango cozido e desfiado
- 1 colher (sopa) de creme de ricota ou requeijão light
- ¼ de tomate picadinho
- 1 colher (sobremesa) de azeitonas pretas picadas

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture o peito de frango desfiado com o requeijão ou creme de ricota, o tomate picadinho e as azeitonas. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de queijo com tomate

- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 1 fatia fina de mussarela light
- 1 fatia média de ricota
- Rodelas de tomate a gosto

- Orégano a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Coloque a fatia de ricota e de mussarela light para grelhar na frigideira antiaderente. Tampe, espere a mussarela derreter e retire do fogo. Adicione este recheio à tapioca e salpique o orégano.

Tapioca de abobrinha com cottage

- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 1 colher (sobremesa) de linhaça dourada moída
- 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada
- 1 colher (sopa) de queijo cottage

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Polvilhe por cima a linhaça dourada moída. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a abobrinha refogada com o queijo cottage. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de atum

-4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
-1 lata de atum light
-1 colher (sopa) de maionese light
-Salsinha e cebolinha a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture o atum com a maionese, a cebolinha e a salsinha. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de ovo com tomate

- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 2 ovos mexidos
- 1 colher (sobremesa) de requeijão light
- ¼ de tomate picado

- Salsinha e cebolinha a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture os ovos mexidos com o requeijão, o tomate, a salsinha e a cebolinha. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de banana com iogurte

- 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
- 1 banana picada
- 1 potinho de iogurte grego zero gordura

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a banana com o iogurte. Adicione este recheio à tapioca e consuma a seguir.

Fonte: MdeMulher-Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...