Receita caseira para melasma


Você já ouviu falar em melasma? Trata-se de algumas manchas que aparecem na pele do rosto quando o mesmo é exposto aos raios do sol. O nome é dado à esse transtorno cutâneo que é muito comum e afeta principalmente as mulheres jovens de pele mais clara, principalmente gestantes ou aquelas que fazem uso de anticoncepcionais orais ou hormonoterapia durante a menopausa.

Ocorrência
O melasma surge quando a pele entra em contato com a incidência de raios solares, portanto, a doença é bastante comum em países tropicais ou em tempos de verão. Pode surgir também devido ao estresse, como efeitos secundários de cosméticos ou medicamentos, mau funcionamento dos hormônios da tireoide ou ainda por herança genética. As manchas surgem em decorrência do aumento da produção da melanina, que é uma substância que, no corpo humano, é responsável por proporcionar coloração à pele.

Sintomas
O melasma apresenta somente um sintoma, que é a mudança na cor da pele do rosto, quase sempre variando para uma coloração em tom café uniforme, podendo aparecer na testa, bochechas, nariz e lábio superior, parecendo ser simétricas – aparecendo da mesma forma nos dois lados do rosto. O sofrimento causado pelo melasma é relativo a aparência.

Melasma surge quando a pele é exposta ao sol; trate o problema com receitas caseiras

Prevenção
A indicação médica para prevenção dos melasmas é de proteger sempre a pele quando for sair de casa, mesmo que não esteja um dia ensolarado. Isso pode ajudar não só a prevenir as manchas, mas também rugas e câncer de pele.

Tratamentos
Normalmente, os tratamentos envolvem cremes que têm ácido azelaico e jójico em sua composição, além de hidroquinona e tretinoína. Além disso, podem ser usados também no tratamento, cremes esteroides tópicos ou químicos para esfoliações ou ainda laser em casos mais graves. O desaparecimento do melasma ocorre depois de alguns meses após o tratamento, mas pode reaparecer caso a mulher recomece a tomar hormônios ou ainda engravide novamente.

Remédios caseiros
Existem ainda alguns medicamentos caseiros que podem ajudar no tratamento para a eliminação das manchas que, inclusive, fazem uso de ingredientes que você tem em casa. Confira:

Banana
Em um recipiente, amasse uma banana. O purê proveniente dessa banana deve ser aplicado nas manchas. Deixe agir por aproximadamente 15 minutos e então retire com água morna. Repita o procedimento quatro vezes na semana até obter resultados satisfatórios.

Berinjela
Faça um emplastro com a polpa de uma berinjela e aplique na pele, nas regiões afetadas. Em seguida, deixe agir por aproximadamente 15 minutos e retire lavando bem o rosto. Repita três vezes na semana.

Água oxigenada
Embebede um algodão com água oxigenada e passe no rosto sempre antes de dormir.

Máscara antimanchas
Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa de leite em pó, quatro colheres de sopa de mel de abelha e duas colheres de sopa de suco de limão. Misture bem até formar um creme homogêneo e, em seguida, passe no rosto. Deixe agir por cerca de 20 minutos e então lave bem o rosto. Em seguida, aplique uma camada de iogurte natural na pele da região e deixe agir por 10 minutos. Feito isso, enxágue.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários