Síndrome do túnel do carpo


O que é Síndrome do túnel do carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza entre a mão e o antebraço.

Causas
O nervo mediano fornece sensação e movimento ao lado da mão em que está o polegar (a palma, o polegar, o indicador, o dedo médio e para o lado do dedo anular mais próximo do polegar).

A região do punho por onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal. Esse túnel normalmente é estreito, de modo que qualquer edema pode comprimir o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza – sintomas da síndrome do túnel do carpo.

A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (a exemplo de quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas dessa síndrome.

Fatores de risco
Vários fatores têm sido associados à síndrome do túnel do carpo. Embora por si só não sejam capazes de causar a doença, esses fatores podem aumentar suas chances de desenvolver ou agravar lesão do nervo mediano. Estes incluem:

Fatores anatômicos

A fratura de punho ou deslocamento que altera o espaço dentro do túnel do carpo podem criar uma pressão estranha sobre o nervo mediano.

Pessoas com túneis do carpo menores podem ser mais propensas a ter síndrome do túnel do carpo.

Sexo

A síndrome do túnel do carpo é geralmente mais comum em pessoas do sexo feminino. Isso pode ser porque a área do túnel do carpo é relativamente menor do que em homens, e pode haver menos espaço para erro.

As mulheres que têm a síndrome do túnel do carpo também pode ter túneis do carpo menores do que as mulheres que não têm a doença.

Condições prejudiciais ao nervo

Algumas doenças crônicas, como diabetes, aumentam o risco de danos aos nervos, incluindo danos ao mediano.

Inflamação nas articulações

Doenças que são caracterizadas por inflamação nas articulações, tais como artrite reumatoide, podem afetar os tendões em seu pulso, exercendo pressão sobre o nervo mediano.

Alterações no equilíbrio dos fluidos corporais

A retenção de líquidos, comum durante a gravidez ou a menopausa, pode aumentar a pressão dentro do seu túnel do carpo, irritando o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo associada à gravidez geralmente desaparece espontaneamente após a gravidez.

Outras condições médicas

Certas condições, como menopausa, obesidade, distúrbios da tireoide e insuficiência renal, podem aumentar as chances de uma pessoa vir a desenvolver síndrome do túnel do carpo.

Local de trabalho

É possível que o trabalho com ferramentas vibratórias ou em uma linha de montagem que exige flexão prolongada ou repetitiva do pulso possa criar uma pressão prejudicial sobre o nervo mediano, ou piorar lesão do nervo existente. No entanto, as evidências científicas são conflitantes e esses fatores não foram estabelecidos como causas diretas da síndrome do túnel do carpo.

Vários estudos têm avaliado se existe uma associação entre o uso do computador e síndrome do túnel do carpo. No entanto, ainda não há evidências consistentes de que o uso excessivo do computador possa causar a doença – muito embora possa, sim, causar dores na região das mãos e dos punhos.

Sintomas de Síndrome do túnel do carpo
Os principais sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

- Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos
- Dormência ou formigamento da palma da mão
- Dor que se estende até o cotovelo
- Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados
- Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
- Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração)
- Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)
- Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Fonte: Minha Vida

Comentários