Você sabia, o própolis pode ser utilizado como remédio no tratamento na "acne"

A acne vulgar - AV é uma inflamação cutânea de etiologia multifatorial que pode acometer jovens e adultos. Pode ser caracterizada por lesões leves do tipo comedogênicas até lesões graves, podendo causar cicatrizes grandes e inestéticas.

Vários fármacos já têm sido empregados no tratamento da AV, entretanto, ainda há grande interesse em desenvolver tratamentos tópicos que apresentem baixos níveis de toxicidade e maior faixa de segurança aos pacientes.

Neste contexto, os tratamentos alternativos e compostos naturais são grandes alvos destas pesquisas. Um destes compostos é a própolis. A própolis é uma substância natural, produzida por abelhas, através da coleta de ramos, flores, pólen, brotos e exsudatos de plantas que, acrescidos de secreções salivares, ceras e produto resultante da digestão do pólen dão origem à própolis.

A indústria cosmética tem investido na utilização da própolis utilizada no tratamento da acne, principalmente em cosmecêuticos. Entretanto, ainda são poucos os estudos demonstrando o mecanismo de ação exato na profilaxia e no tratamento dessa inflamação.

Com base nos dados encontrados na literatura científica, conclui-se que devido às diversas atividades terapêuticas, bem como efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios, adstringentes, cicatrizantes e anestésicos, a própolis pode ser um grande aliado no tratamento da AV.

Fonte: Caderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 1/2 (jan./dez. 1989).

Comentários