Pular para o conteúdo principal

Entenda a reversão das operações bariátricas


Saiba em quais situações a reversão é orientada e quais tipos de cirurgias bariátricas podem ser revertidos

A reversão das cirurgias bariátricas é uma situação muito rara, já que as ações fisiológicas para o emagrecimento e melhora das doenças associadas deixam de funcionar quando a anatomia do tubo digestivo retorna ao normal. 

Não existe indicação clara e regulamentada para a reversão. Há algumas descrições em literatura médica de poucas reversões por causas diversas como hipoglicemia refratária a medidas clínicas e até mesmo emagrecimento extremo, porém a somatória do número de casos que foram revertidos e relatados em literatura cabem nos dedos das mãos.  

O bypass em Y de Roux, onde se reduz o estômago e desvia-se a comida da porção inicial do intestino é a operação mais frequentemente realizada no Brasil e no mundo e é reversível, porém é tecnicamente desafiadora. 

Já a gastrectomia vertical não é reversível, já que é retirado um pedaço do estomago, sendo uma desvantagem do procedimento, além da menor eficácia a longo prazo desta técnica operatória. 

Nos casos raros de indicação de reversão das operações, como são em número reduzido, não há qualquer diretriz da melhor maneira de fazê-lo. As poucas descrições de artigos médicos relatam reoperações tanto por via aberta ou por laparoscopia.  

Muito cuidado deve ser tomado com a decisão de reverter as cirurgias, já que como referido acima, todas as ações das operações terminam. Também a anatomia das cirurgias deve ser analisada através de exames de imagem e balancear as vantagens e as desvantagens destes procedimentos. 

Algumas revistas não médicas abordaram a questão de reversão das operações em determinadas situações como para o tratamento da síndrome da imunodeficiência adquirida do adulto (AIDS). Isso não é indicação de reversão. Alguns trabalhos médicos demonstraram claramente as vantagens das operações bariátricas nos portadores de AIDS quando esses pacientes tenham indicação e não houve modificação da absorção ou ação das drogas anti virais. 

Reverter uma operação bariátrica, principalmente o bypass gástrico é muito raro. O grande cuidado reside na indicação de reversão e a técnica cirúrgica é desafiadora. 

Fonte: Minha Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...