Doenças que causam dor na coluna cervical


A coluna cervical é composta pelas primeiras sete vértebras que ficam logo abaixo do crânio, e termina no topo da coluna torácica. Ela tem formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar. Ao contrário de outras regiões da coluna, a cervical tem aberturas especiais em cada vértebra para as artérias que levam o sangue ao cérebro.
loading...

Infecções e inflamações, embora raras, também podem causar dor na coluna cervical. Infecções ósseas ou de articulações podem causar invalidez ou até ameaçar a vida do paciente. A inflamação é uma reação natural do corpo contra danos causados pela irritação aos seus tecidos, podendo causar inchaço, avermelhamento, aquecimento da área afetada e perda da sua função. A inflamação de uma articulação é chamada de artrite e pode estar restrita a uma pequena região do corpo (apenas uma articulação) ou pode ser generalizada, como é o caso da artrite reumatoide.

A osteoporose é uma doença que pode causar dor na coluna cervical. Este quadro clínico que atinge mulheres e homens, independente do sexo, provoca o rápido afinamento dos ossos, fragilizando-os e os deixando suscetíveis a fraturas.

A dor na coluna cervical pode surgir por causa e um câncer ou tumor, que podem pressionar as vértebras. Mas antes de sair por aí apavorado, lembre-se de todos os outros fatores que citamos aqui que também podem causar dor na coluna cervical e busque sempre aconselhamento profissional.

  É fundamental que a pessoa tenha cuidados com sua postura, evitando sentar de forma inadequada, passar longos períodos na mesma posição, levantar e/ou transportar objetos pesados de forma inadequada. Muitas vezes o estresse e tensão fazem com que a pessoa se alimente mal e não tenha uma boa noite de sono, por isso é importante também cuidar da postura na hora de dormir. O mais indicado é deitar-se de lado, mantendo um travesseiro entre as pernas e um segundo travesseiro na região do pescoço. Ele deve apresentar altura adequada para que o pescoço não se incline para cima ou para baixo, mantendo-o em posição neutra. 

   Quando a pessoa não apresenta histórico de traumas ou lesões na região é evidente que ela está sofrendo de estresse e tensão muscular, sendo assim alguns auto alongamentos e automassagens são indicadas.

Fonte: Faça Fisioterapia

Comentários

Postar um comentário