Estética e Detox



Por Luciana Marques
Essa pequena palavrinha “DETOX”, que significa detoxification, tem sido muito usada nos últimos anos. Muitos profissionais de estética estão perguntando a eficácia desses “tratamentos” nas técnicas manuais, com aparelhos bem como na reeducação alimentar.
É necessário entender que a DESINTOXICAÇÃO só acontece de forma natural, com alimentação correta e mudança de hábitos. Pode-se afirmar que Detox é um novo estilo de Vida.
Muitos mitos e verdades circulam em torno do DETOX. Mas uma grande verdade é que DETOX não se faz com sucos de garrafinhas ou chás milagrosos, muitos deles promovidos nos meios de marketing e utilizados pela maioria de nossas clientes. É importante orientar e conduzir a cliente a ter uma mudança de hábitos e seguir um programa de tratamento estético personalizado.
Mas os profissionais de estética podem fazer tratamentos Detox?
Sim, o profissional pode orientar a cliente em um estilo de vida mais saudável, ensiná-las quais os alimentos que ajudam a desintoxicar seu organismo, indicar o uso de nutricosméticos prontos e montar um programa de tratamento personalizado de acordo com as necessidades da cliente. Esse programa de tratamento pode ser para uma desintoxicação corpórea, redução de medidas, tratamento para celulite, acne, rejuvenescimento, manchas na pele, emagrecimento entre outros.
O profissional de estética pode associar técnicas manuais como drenagem linfática, massagem modeladora entre outras. Aparelhos, como ultra-som, podem auxiliar no programa estabelecido pelo profissional.
O uso de bandagens é bem vindo. É sabido que tratamentos com bandagens, associados com a argila, auxiliam na redução de medidas. Lembre-se que existe uma série de cores de argilas, não fique presa somente na argila verde. Conheça melhor cada cor de argila, suas funções e benefícios, assim estará realmente trabalhando com um programa de tratamento personalizado.
Óleos essenciais e vegetais são excelentes para serem acrescentados nos programas de tratamentos DETOX. Existem óleos essenciais que ajudaram na redução de celulite e nos auxiliam em diversos protocolos.
Você pode estar perguntando se como esteticista posso indicar nutricosméticos para minha cliente a usar?
Sim, você pode indicar o uso de nutricosméticos prontos. Existem algumas empresas que já trabalham com esses nutracêuticos prontos para o consumidor.
Como iniciar um programa de tratamento Personal Detox:
1. Avaliação detalhada, fazer uma diátese completa da cliente;
2. Podemos usar terapias manuais e ou aparelhos;
3. Argila, óleos essenciais e vegetais são bem vindos;
4. Cosméticos com princípios ativos que são termogênicos; e
5. Orientação nutricional é fundamental. Juntamente com a orientação de uso de nutricosméticos e nutracêuticos.
É importante lembrar que cada cliente tem um metabolismo e por isso os tratamentos DETOX não são protocolos prontos e sim personalizados. Dessa forma o resultado final é muito mais satisfatório.
Invista em conhecimento e leve para sua cliente um grande diferencial. Programa de tratamento personalizado e exclusivo valoriza seu trabalho e destaca você no mercado de estética.
Dúvidas?
Luciana Marques - www.bylucianamarques.com
Formada em Naturologia e Estética, pós-graduada em Medicina Ayurveda e MBA em Gestão em Negócios e Marketing. Co-fundadora da Academia Internacional de Terapias Complementares e Estética do Brasil, palestrante em congressos nacionais e internacionais e trabalha como spa consulting em negócios para spa’s e clinicas de estética em todo Brasil e exterior.
Comenda: prêmio excelência e qualidade brasil 2015" comendadora luciana marques melhores do ano – categoria – “ profissional do ano / destaque saúde & estética / detox em tratamentos estéticos. Pela braslider - associação brasileira de liderança.

Comentários