Dor na coluna: fique de olho nos dez sinais de alerta

você já pensou em viver sem dor? Sim caro internauta, sentir dor não é normal, são constantes as disfunções na coluna serem causas de reclassificação profissional, embora várias pessoas tenham se acostumado a isso, a dor é uma resposta do corpo de que há alguma coisa errado. Além de prestar mais atenção na origem de suas dores nas costas, é crucial que você procure um especialista da área para iniciar um tratamento imediato.
loading...

No nosso post de hoje traremos um teste simples para que você comece a prestar mais atenção na sua dor nas costas que possam ter origem a partir de disfunções vertebrais, compressões nervosas, discais ou musculares, para que possa tomar as providencias imediatamente.

Lembre-se sentir dor não é normal, cuide-se!

Dez Sinais de dores na coluna que sugerem disfunções vertebrais

Se você responder sim a qualquer uma das perguntas a seguir, você deve consultar um especialista em coluna:

1. Sua dor na parte inferior das costas se prolonga até sua perna?
Se a dor é persistente e severa, ela é um sinal de que algo está comprimindo um nervo (comumente o nervo ciatico) que se prolonga de suas costas para a perna.

2. A dor na sua perna aumenta se você levantar seu joelho até o peito ou se curvar sobre ele?
Em caso positivo, há uma grande possibilidade de um disco estar irritando um nervo (provavelmente ciatico).

3. Você sentiu uma dor muito forte após uma queda recente?
Uma queda pode causar danos a sua coluna. As chances de lesões aumentam se você tiver osteoporose ou se estiver gestante.

4. Você Possui disfunções ou problemas de postura?
Durante a infância e adolescência, desenvolvemos vícios posturais que na fase adulta podem se estruturar em problemas de postura que com o tempo passam a gerar dores musculares, como segue abaixo.

Tipos de postura e pontos de dor

5. Você tem sentido dores nas costas que pioram quando você repousa ou que o acordam à noite?
Se isso estiver acompanhado por febre, pode ser sinal de que há uma infecção ou outro problema, se não, identifica compressão em nervos que pioram durante o repouso do sono.

6. Você tem sentido dores nas costas significativas por mais de três semanas?
Geralmente, a dor desaparecerá com um tratamento simples. Entretanto, se sua dor persistir, você deve consultar um especialista em coluna.

7. Você tem problemas persistentes de bexiga ou de intestinos ou cólicas em período menstrual associados a dor lombar?
Problemas de bexiga ou de intestinos podem ter diversas causas, mas alguns problemas de coluna podem causar esses sintomas, portanto há a necessidade de investigar. Em caso de cólica menstrual associada a dor lombar, justifica-se pelo aumento de tensão dos músculos lombares durante este período, que podem ser devidos a ma postura.

8. Você acorda frequentemente com dores no corpo e associa que piora durante o sono?
Devemos estar atentos a postura de dormir, pois dores na coluna causam distúrbios do sono e o uso de cama ou travesseiros inadequados pioram as dores. O ideal e manter a coluna alinhada, podendo usar um travesseiro embaixo da cabeça e outro entre as pernas, alinhando a coluna cervical e lombar com a coluna torácica.



9. Você fica com as pernas adormecidas ou enfraquecidas ao caminhar?
Esses problemas podem ser causados por um estreitamento do canal vertebral. Isso é chamado de estenose vertebral onde pode estar havendo um pinçamento de nervos.

10. Você sente dores de cabeça em aperto na região da nuca que desce para os ombros, podendo chegar ate os braços?
Quando ocorrem disfunções na coluna cervical comumente pode ser devido a compressão de nervos dos ombros, braços, cabeça ou face. Caso as dores persistirem, necessita-se procurar fisioterapeuta especializado .

Fisioterapia manual nas dores da coluna – Compressões discais, nervosas, tendineas ou musculares
A maioria das dores musculares e articulares na coluna são de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações, provavelmente por ma postura ou compressão de estruturas, causando sub-luxações vertebrais, fazendo-se necessário o “realinhamento” articular.

A Fisioterapia Manual consiste em utilizar as mãos para recompor a capacidade de reparo do organismo. Assim, a manipulação afeta propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento. Ela trata as deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões musculoesqueléticas como perda de equilíbrio e movimento, permite a correção postural, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar.

Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) durante aproximadamente 14 dias para o alivio dos sintomas, o paciente pode manter, realizando os exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas diárias ao consultório do fisioterapeuta.

CONSULTE SEU FISIOTERAPEUTA!

Comentários