MOVIMENTE-SE PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL


A base teórico-prática, construída pela educação física, com a contribuição de outros profissionais da saúde, faz com que se crie um processo contínuo e permanente, objetivando o conhecimento e a mudança de atitudes, e favorecendo a adoção de comportamentos saudáveis pelos indivíduos.
loading...
As práticas corporais sempre tiveram relação direta com as ciências médicas, devido ao fato de atuar sobre a saúde com o objetivo de tratar e prevenir enfermidades.
A relação entre saúde e educação nos leva a considerar que o movimento humano não é simplesmente uma manifestação mecânica e fisiológica, mas um meio de auto expressão, no qual você pode buscar saúde e prazer. É uma manifestação da integridade do ser, pois o homem é dinâmico, não uma simples máquina que se pode fragmentar.
É importante valorizar a individualidade, respeitando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, criando com isso a consciência corporal saudável através da educação física, saúde e qualidade de vida.
A prática da educação física é baseada principalmente na epidemiologia clínica e na fisiologia do exercício, que é o estudo das funções do organismo em relação ao esporte, ao trabalho, ao exercício ou ao treinamento físico. Ela verifica as diferentes adaptações, resultantes de exercícios e de atividades físicas, e procura aumentar a efetividade dos exercícios físicos empregados em programas de prevenção e de reabilitação, sempre visando melhorar a saúde.
exercício físico, pode ser entendido como toda atividade repetitiva, que segue um planejamento e uma estruturação e que objetiva a melhoria da aptidão física; está contido na atividade física, que se refere à totalidade de movimentos corporais, que provoca gasto de energia, e que pode ser expressa por dança, recreação, jogos e exercícios físicos adaptados às necessidades individuais.
Você já pratica alguma atividade física? Se sim, conte-nos nos comentários qual a modalidade você escolheu.. Se não, o que está esperando para melhorar sua qualidade de vida? Não espere até amanhã. Não espere até segunda-feira. Comece hoje mesmo. Se você está lendo isso, é porque provavelmente vem acompanhando esta serie de artigos sobre a importância da prática de exercícios na prevenção e tratamento de doenças crônicas como o diabetes. Então, coloque uma roupa e uns tênis bem confortáveis, e dê uma caminhada no seu quarteirão. Que tal levar o cachorro para passear? Pode ser um bom começo para uma vida mais saudável!!!

Comentários