MUDANÇA DE PARADIGMA NO ENFOQUE DA OBESIDADE


A obesidade é uma desordem complexa que representa o impacto de forças de origem fisiológica, psicológica, social e situacional.
loading...
Existe consenso em considerá-la como uma condição crônica, na qual, ao ser combatida com dietas isoladas, a recuperação rápida do peso é uma regra e não uma exceção. Com consequências previsíveis, tais como:
  • Pobre auto-imagem
  • Baixa auto-estima
  • Depressão
Por esta razão foi proposta uma mudança do paradigma no enfoque da obesidade, uma maneira diferente de enfocar velhos problemas.
Refiro-me a um modelo de colaboração que enfatiza:
— A Mudança de Atitude
— Modificação e Estilo de Vida
— Trabalho em Equipe com profissionais qualificados
Trata-se de um modelo no qual o indivíduo aprende a ter mais responsabilidade por seu plano de tratamento e nós, profissionais, aprendemos a assumir papéis de orientadores e conselheiros, levando em conta que a mudança não pode ser imposta, mas sim deve ser facilitada.
Em primeiro lugar, isto não parece ser novo, mas seguem surgindo Gurus e Dietas da Moda, as quais as pessoas seguem por acreditarem ser a salvação.
Ao contrário, uma dieta deve ser abordada por uma equipe interdisciplinar composta por um endocrinologista, um nutricionista e um psicólogo especializado em comportamento. O tratamento deve ser individualizado e permitir que a pessoa seja capaz de recuperar gradualmente o controle de sua vida.
O trabalho do psicólogo é baseado nas teorias do professor da Universidade de Stanford, na Califórnia, psicólogo Albert Bandura, que postulou a necessidade de desenvolver no indivíduo um senso de auto-eficácia, ou seja, a crença na sua própria capacidade, para que possa mobilizar os seus recursos cognitivos e motivacionais necessários para mudar o seu comportamento habitual e aumentar suas expectativas de eficácia pessoal. Lembrando que essas expectativas desempenham um papel decisivo em:
  • Iniciação
  • Generalização
  • Manutenção na conduta em enfrentar desafios…e qual desafio é maior do que enfrentar uma condição crônica como a obesidade?
Quando se fala de mudanças no comportamento habitual, contamos com padrões de comportamento aprendidos como exercícios e alimentação, e como tais podem ser modificados.
O tratamento deve ter ênfase em diminuições graduais e intervenções psicológicas em nível individual e de grupo, para facilitar comportamentos alimentares adequados e atividade física; além da formação de estratégias de gestão de estresse, essencial nestes casos.

Comentários