Hipertrofia muscular: como conquistar o crescimento dos músculos


Tire suas dívidas sobre treinar para conquistar um aumento da musculatura

Muitas pessoas que fazem musculação buscam o crescimento dos músculos, ou seja, a hipertrofia muscular. Porém, é preciso ter um treinamento com cuidados específicos para se conquistar um corpo musculoso. Tire suas dúvidas sobre o tema a seguir: 


Existem exercícios certos para a hipertrofia?


Alguns exercícios costumam ser melhores para isso. No caso dos braços, são os que trabalham os músculos tríceps e bíceps. Para tríceps temos a opção de pulley tríceps, tríceps corda, tríceps francês e tríceps banco. Já para o bíceps temos a rosca concentrada, rosca scot, rosca martelo e rosca pulley. Já pensando nos ombros, é importante priorizar séries como elevação lateral, elevação frontal alternada e desenvolvimento. Para hipertrofiar as pernas, dê mais atenção à cadeira extensora, cadeira flexora, leg press, agachamento no smith e afundo, gêmeos sentado e em pé. 
Quantas vezes por semana se deve ir à academia?

Depende muito no nível atual de treinamento: se for um iniciante, por exemplo, vai conseguir desenvolver um bom trabalho com duas a três vezes por semana. Um intermediário, que treina há mais de seis meses, pode ir de três a cinco vezes. Já um avançado, que treina há mais de um ano, se beneficia treinando de cinco a sete vezes por semana. 
Quais são os métodos para hipertrofiar?

É importante deixar claro que existem inúmeros métodos de hipertrofia e muita coisa antiga, como a afirmação de que "hipertrofia consiste em três ou quatro séries de 8 repetições", já caiu faz tempo. 

Entre os principais métodos para desenvolver a hipertrofia temos o piramidal, drop set, ênfase na fase excêntrica, oclusão vascular e por ai vai. Tem estudos que provam o aumento de hipertrofia com cargas de treino em torno de 60% da sua força máxima (o que pode considerado uma carga baixa), mas nesse caso em especial, as series são realizadas até o que chamamos de falha concêntrica, onde não é possível fazer mais nenhum movimento. 

No geral seguindo a escola russa de treinamento os métodos de dividem em tensionais e metabólicos, os tensionais, como o que dá ênfase na face excêntrica, causam mais micro lesões nas células musculares e os metabólicos, como o dropset, exigem mais do organismo como um todo, aumenta muito o metabolismo e vão causa a hipertrofia por uma maior produção de GH, que é o hormônio do crescimento. 

É importante ficar claro que não é o exercício que vai gerar a hipertrofia, mas sim a intensidade total de treino, que é medida através de volume de repetições versus carga versus tempo de recuperação entre as séries. Entra ainda quantidade de exercícios realizados por cada grupo muscular e o tempo de descanso de grupo muscular até o novo treino. As pesquisas sobre esse assunto apontam de nove a 12 séries por semana, por grupo muscular, já são o suficiente para gerar hipertrofia. Além de tudo isso, alguns princípios do treinamento desportivo devem ser aplicados, os principais nesse caso são o princípio da sobrecarga, da super compensação e da variabilidade:

1. O princípio da sobrecarga diz que o corpo se adapta aos estímulos e para de evoluir, nesse caso é necessário continuamente fazer ajustes aumentando intensidade de alguma forma, seja a carga de trabalho, volume de repetições ou quantidade de exercícios para aquele grupo muscular. 

2. O princípio da supercompensação diz que após o treino o corpo entra em um quadro de inflamação muscular e quando se recuperar vai voltar melhor do que o estágio anterior. Mas tem um momento certo para realizar o novo treino, que não pode acontecer com esse músculo ainda não recuperado ou recuperado por tempo demais, por exemplo, treinei peito segunda-feira e daqui 10 dias eu treino novamente. 

3. O princípio da variabilidade diz que o organismo que sempre tenta nos proteger e para isso fica tentando se adaptar aos treinos que você realiza. Só que pensando na hipertrofia, é importante variar os estímulos com exercícios e métodos de treino diferentes. 



A hipertrofia muscular só é conquistada com a musculação?


Qualquer exercício resistido pode trazer efeitos na hipertrofia, a musculação é sem dúvida a melhor forma de fazer isso, pois é fácil ter controle de carga e existe uma segurança a mais trabalhando com as máquinas. Porém, exercícios usando o peso do próprio corpo como pilates, treino funcional e treinamento suspenso também podem trazer efeitos hipertróficos. O único problema é que nesses outros métodos em algum momento você não vai mais conseguir aumentar a carga de trabalho. 
Quais outras atitudes interessantes para aumentar os músculos?

Ao contrário de quem quer emagrecer, a musculação não tem segredo, é treinar certo, descansar e comer bem.


Fonte: Minha Vida

Comentários