Dor no tornozelo e na sola do pé? Pode ser a síndrome túnel do tarso!


Mais comum em adultos ativos, pode ser causada por osteoartrite, deformidades no tornozelo pós-traumática, artrite reumatóide e diabetes.

 Temos três síndromes compressivas no pé:
 
1- A síndrome do túnel tarsal é uma neuropatia compressão do nervo tibial posterior que passa no túnel do tarso, região anatômica, que fica posterior ao maléolo medial ( lado de dentro do pé) e sob o retináculo dos músculos flexores do pé( planta do pé).

2- A síndrome do túnel do tarso anterior refere-se a compressão do nervo fibular profundo. É raro e causa dor, fraqueza e alterações sensoriais do pé e tornozelo. na região lateral.

3- A síndrome do túnel do tarso distal é causada pela compressão do nervo plantar lateral ou o nervo medial do calcâneo e se apresenta com dor no calcanhar.

Etiologia/ Causa
A síndrome do túnel do tarso é mais comum em adultos ativos, mas também pode ocorrer em crianças. Muitas vezes, é causada por osteoartrite, deformidades no tornozelo pós-traumática (tecido cicatricial também podem restringir o movimento no túnel do tarso e causar compressão do nervo) ou tenossinovite. Também pode ser associada com a artrite reumatóide e diabetes.

A compressão também pode resultar de um cisto, lipoma, gânglio, exostose ( saliências ósseas) ou neoplasias ( tumores) dentro do túnel do tarso. Pessoas com pés severamente planos estão em maior risco de desenvolver a síndrome do túnel do tarso.

Sintomas
Quando o nervo é aprisionado e  comprimido provoca dor no tornozelo e uma sensação de queimação, dormência e formigamento na sola do pé. Os sintomas são geralmente unilateral.. Os sintomas podem ser pior à noite.
A dor tende a ser agravada por ficar tempo prolongado em pé ou andando, normalmente  e piora à medida que o dia avança e, geralmente, pode ser aliviada por repouso, elevação ou massagem nos pés.
A dor pode irradiar ao longo da sola do pé, por vezes, até no calcâneo.
E pode ser agravada quando o tornozelo é colocado no extremo dorsiflexão ( para cima)

Sinais
O exame pode revelar sinal de Tinel sobre o nervo tibial no tornozelo (dor irradiada após percussão, pequenas pancadinhas que o médico faz) do nervo atrás do maléolo medial). A compressão manual por 30 segundos também pode reproduzir os sintomas. O exame pode revelar atrofia dos músculos intrínsecos na face medial do pé e deficiência sensorial através da sola. Teste sensorial em dois pontos diferentes podem indicar qual ramo do nervo plantar é comprimido.

Investigações
O diagnóstico é basicamente clínico com avaliação de possíveis diagnósticos diferenciais como fratura stress no calcâneo, fasceite plantar esporão e tendinite do aquiles.
A eletromiografia (EMG) e estudos de condução nervosa pode ser útil na confirmação do diagnóstico. Ressonância magnética pode ser utilizada para identificar eventuais lesões subjacentes e o  lugar específico de compressão.

Tratamento Conservador
O tratamento conservador, inclui manipulação e liberacao miofascial . Sustentações de arco com palmilhas e sapatos mais largos podem aliviar com sucesso o desconforto da síndrome do túnel do tarso. Se a inflamação do nervo está causando a compressão, fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais podem ser benéficos.
Injecções de esteróides podem também ser eficazes.
Órteses para pés planos podem ajudar.

Cirurgia
A descompressão cirúrgica por parte do retináculo flexor deve ser considerada quando os sintomas significativos não respondem ao tratamento conservador. A cirgia  deve ser realizada precocemente para prevenir a fibrose do nervo e da musculatura intrínseca do pé.
Liberação do túnel do tarso demonstrou ser muito eficaz no alívio dos sintomas e melhora ou resolve os sintomas da síndrome do túnel do tarso em 85% a 90% dos casos.

Caso você tenha esses sinais e sintomsas procure um especialista.

Fonte: Eu Atleta

Comentários