O termo Sazonalidade relaciona-se ao período em que o fluxo de serviço prestados numa empresa de saúde diminui. Não devemos confundir tal termo com a presença de dinheiro em caixa.
Na
psicologia, por exemplo, a prestação dos serviços normalmente se dá de
maneira seriada. É comum que as clientes não compareçam em "dias
imprensados" de feriados, por exemplo. É comum também que o fluxo de
atendimentos na semana do Natal, da mesma forma diminua. Contudo, para os
serviços que trabalham com "dor" e principalmente a "dor aguda", tais
situações podem inverter e aquelas instituições que "abrirem suas
portas" estarão apresentando um diferencial.
O
recebimento de valores, no entanto, pode acontecer (ou não) nos períodos de
sazonalidade baixa. Isso acontece justamente com o pagamento vindo das
Operadoras de Planos de Saúde que levem em torno de pelo menos 60 ou 90
dias para pagar a partir do início dos atendimentos.
O
dinheiro em caixa poderá aumentar também justamente quando os serviços
são vendidos à vista e diretamente aos consumidores. Esse, ajuda no
pagamento das contas mensais contudo na grande maioria dos serviços de
saúde esses valores não ultrapassam, infelizmente, 30% do faturamento
total.
O
estudo da sazonalidade pode ser de suma importância no planejamento
financeiro ou logístico da empresa de prestação de serviços de saúde.
Redução de custos fixos, planejamento, marketing e estudo de provisões
poderão nos ajudar a passar por tal período, sendo portanto uma boa
época para estudarmos como nossa empresa está caminhando.
Fica a dica...
Fica a dica...
Abraço a todos,
Luis Henrique Cintra
Comentários
Postar um comentário