Pimentão vermelho: doce sabor de saúde


Antes de ficar maduro é verde, depois, adquire uma coloração avermelhada. Tem a polpa doce, mas as sementes podem ser picantes. É acompanhante de vários pratos como saladas e serve ainda para temperar os alimentos.  Se você pensou no pimentão vermelho, acertou! Além da cor vibrante e do delicioso sabor que esse vegetal possui, ele também é rico em antioxidantes, vitamina C e E, betacaroteno etc. Todas essas propriedades fazem do pimentão um poderoso alimento no combate de algumas doenças e na prevenção de outras.

Conheça os benefícios proporcionados por esse vegetal à saúde e saiba como preparar uma deliciosa receita usando o pimentão combinado com outros alimentos de forte potencial nutritivo.

Propriedades terapêuticas encontradas no pimentão vermelho
As pessoas que ingerem pouca quantidade de alimentos ricos em antioxidantes estão mais propensas a desenvolver doenças como o câncer e a ter problemas relacionados ao coração. Além disso, essa propriedade previne os riscos de derrame, catarata, e eliminam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células.

Por essa razão, o consumo de pimentão vermelho é altamente indicado para as pessoas que desejam se prevenir dessas doenças, tendo em vista que esse vegetal possui altas concentrações de antioxidantes essenciais ao organismo. Apresenta ainda compostos anti-inflamatórios que auxiliam o poder de prevenção de certas mazelas.

Outras formas benéficas de atuar no corpo, proporcionadas por esse tipo de pimentão, são alcançadas através da vitamina C  e das fibras existentes nesse vegetal. O alto teor dessa primeira substância estimula o sistema imunológico de quem o consome e combate o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres existentes no corpo. Enquanto a quantidade de fibras auxilia no emagrecimento, além de que, esse é um alimento que possui poucas calorias.

Já a cor vibrante que esse vegetal possui também é capaz de auxiliar a saúde do corpo. Proveniente de um elemento contido em seus compostos, o chamado betacaroteno, o vermelho característico do pimentão é transformado em vitamina A, que, por sua vez, também atua contra os efeitos nocivos dos radicais livres, promovendo olhos fortes e saudáveis.

Combinado de pimentão com abacaxi
Essa receita serve de acompanhamento a qualquer prato principal, em especial os à base de arroz, aves e peixes oleosos. Além disso, realça os alimentos dando-lhes mais cor e vida. Esse combinado carrega as ricas fontes de vitamina C, E e A do pimentão, juntamente com o poder de digestão que o abacaxi possui.

Ingredientes:

- Duas colheres (sopa) de pimentão vermelho finamente picado;
- 100 gramas de abacaxi em cubinhos;
- Uma colher (chá) de pimenta verde, sem semente e picada em pequenos pedaços;
- Três colheres (chá) de coentro fresco picado;
- Duas colheres (chá) de hortelã fresca picada;
- Uma colher (sopa) de suco de lima ou limão.

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e deixe os sabores se misturar por aproximadamente 10 minutos. A dica é que você tampe a mistura e resfrie até a hora de servir, e sempre ofereça em temperatura ambiente. Use o alimento dentro de dois dias, após esse tempo o sabor, a consistência e o poder nutricional não serão mais os mesmos.

Fonte: Remédio Caseiro

Comentários