Fisioterapia para fratura nos pés ou no metatarso

Fratura não aguda de base de quinto metatarso esquerdo


Paciente feminina, 34 anos, deu entrada em nosso serviço com história de entorse do pé há 2 dias. Às radiografias evidencia‐se imagem compatível com fratura não aguda de base de quinto metatarso esquerdo, exibindo características de não união óssea, com história mais prolongada de evolução.


Realizada redução aberta e fixação interna da fratura, com placa de mini‐fragmentos e parafusos de ângulo fixo, após limpeza do foco de não união e colocação de enxerto ósseo retirado da tíbia distal da paciente.








Completa cicatrização da área doadora do enxerto, 50 dias após.



Radiografias após o último retorno, ocasião da alta do paciente, 70 dias após o procedimento
cirúrgico.

Fonte: http://www.clinicabarone.com.br/anuario2.asp

Fisioterapia para fratura nos pés ou no metatarso

Escrito por Adam Fonseca | Traduzido por Andre Trapani Possignolo







A fisioterapia é essencial para a recuperação de fraturas

(Foot massage in spa image by Dmitry Rukhlenko from Fotolia.com)



Possivelmente, a fratura mais comum no pé é a do metatarso, e sua recuperação pode ser um sucesso se utilizado o tratamento fisioterápico adequado. Dependendo da gravidade da fratura, exercícios que focam na extensão de movimento e no fortalecimento dos músculos são vitais para atingir a cura.

Exercícios iniciais



De acordo com o site PhysioRoom.com, fraturas no metatarso geralmente ocorrem em razão de trauma direto, excesso de forças rotativas ou uso excessivo. Para que os ossos possam calcificar e curar, inicialmente devem ser realizados exercícios com pouco ou nenhum peso no membro afetado. Os fisioterapeutas fazem terapia manual no tornozelo e na planta do pé para diminuir a inflamação e a dor e, ao mesmo tempo, realizam progressivamente movimentos extensivos no quinto metatarso e na articulação do tarso. Devido à anatomia e movimentação complexa do pé durante o caminhar, manter o relaxamento adequado é essencial para sua funcionalidade. Além destas técnicas, geralmente é realizada a terapia com gelo através de compressas ou "air cast".


Exercícios intermediários



Os planos de tratamento podem variar muito dependendo da gravidade e área da fratura. Por isso, nos estágios intermediários da fisioterapia, esses planos precisam ser adaptados para melhor se adequarem aos pacientes. De acordo com FootPhysicians.com, exercícios de alongamento e fortalecimento podem durar de seis a oito semanas, focando principalmente na melhora da flexibilidade e extensão do tornozelo. Os fisioterapeutas normalmente introduzirão exercícios avançados com pesos. Contudo, os pacientes ainda deverão andar com a ajuda de uma bota ortopédica ou um "air cast" para minimizar os riscos de dano ósseo.



Final do tratamento e alta


No momento da alta, os pacientes devem conseguir usar completamente o pé atingido, podendo andar sem qualquer ajuda por longos períodos. Entretanto, ainda não estarão aptos a correr. Portanto, o fisioterapeuta prescreverá exercícios para serem realizado em casa para aumentar a força dos músculos da perna em geral, o que é essencial para a estabilidade do pé durante uma corrida. Se o ortopedista ou fisioterapeuta julgarem necessário, os pacientes podem fazer exames contínuos de raio-X para monitorar a calcificação do osso.

Comentários