Pular para o conteúdo principal

AFINAL, FISIOTERAPEUTA PODE OU NÃO ATENDER SEM ENCAMINHAMENTO MÉDICO?



Procuramos buscar informações precisas junto à Dra. Marlene Isidro, da FENAFISIO, que claramente nos explicou que nós fisioterapeutas temos sim autonomia, mas por outro lado, os planos de saúde podem, por uma questão corporativa, continuar exigindo que o paciente passe pelo médico, se valendo de uma Lei de 1998, mas não precisa ser assim. Leia e entenda:

A Consulta Fisioterapêutica, que já constava na TUSS (Terminologia Unificada de Saúde Suplementar)(1), foi incluída no Rol de Procedimentos da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar), passando a ser obrigatória a partir de 02/01/2014, segundo Resolução Normativa - RN nº 338 de 21 de Outubro de 2013

"Atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999; fixa as diretrizes de atenção à saúde; revoga as Resoluções Normativas - RN nº 211, de 11 de janeiro de 2010, RN nº 262, de 1 de agosto de 2011, RN nº 281, de 19 de dezembro de 2011 e a RN nº 325, de 18 de abril de 2013; e dá outras providências."

Isso significa que fisioterapeutas têm um enquadramento legal de seu procedimento, a consulta.

QUAL FOI  O IMPORTANTE PASSO DADO? 

É importante ressaltar que a grande mudança é a conquista da identidade e respeito ao profissional Fisioterapeuta, que agora terá garantida sua autonomia em realizar o diagnóstico, tratamento e alta fisioterapêutica, sendo que, as OPS terão que pagar por isso! 

CONTUDO, nada muda em relação ao paciente passar pelo médico, pois, esta é uma exigência das OPS, que se utilizam da Lei 9656/98(2) que diz que o tratamento é obrigatório se solicitado pelo medico assistente.

Mas, nada impede que uma OPS libere fisioterapia direto ao paciente, sem que o mesmo passe antes pelo médico. Essa é uma cultura equivocada dentro das OPS, que acreditam estar diminuindo custos, controlando os atendimentos fisioterapêuticos, não permitindo que o paciente vá direto ao Fisioterapeuta. 

Não podemos negar também aí, uma forma de corporativismo médico, uma vez que os mesmos na sua grande maioria são proprietários, sócios e ou diretores das OPS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...