Após descobrir leucemia, garota dá dicas de beleza pelas redes sociais

Caroline Pequini, de 20 anos, já tem mais de 5 mil seguidores na web. Jovem também atualiza as pessoas sobre o tratamento que está fazendo.
Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos


Uma garota de apenas 20 anos, diagnosticada com leucemia, descobriu nas redes sociais uma forma de aliviar o sofrimento e encontrar forças para lutar contra a doença. Para tentar encontrar mais coragem para a sua complicada batalha pela vida, ela criou um blog onde compartilha dicas de beleza com mulheres que também fazem quimioterapia. A jovem mantém uma página no Facebook e, hoje, já acumula mais de 5 mil seguidores.

Caroline Pequini foi diagnosticada com a doença no começo do ano. A notícia pegou a jovem de surpresa, pois, segundo ela, tudo aconteceu muito rápido. “Eu me sentia muito cansada, mas achava que era normal porque eu não parava em casa, sempre trabalhando e estudando. Depois comecei a ter muito roxo na pele, umas manchas enormes, e comecei a me assustar. Tive uma hemorragia que durou duas semanas e decidi ir ao médico. Fui a um postinho perto de casa e falaram para eu ir para a Santa Casa de Santos, onde eu teria um resultado mais rápido. Só de olhar para mim a médica percebeu que eu precisava do diagnóstico urgente. Fiz o exame de manhã e, quando fui buscar a tarde, eu já me internei”, conta Caroline.

A jovem afirma que não sabia muitas coisas sobre a doença, mas mesmo assim teve que enfrentar o tratamento rigoroso. “Foi tudo muito rápido e eu não tinha conhecimento. Não sabia como eram os sintomas, como era o tratamento, então fiquei bem assustada. Fiz quatro sessões de quimioterapia. Na primeira vez eu fiquei internada 40 dias, depois me internei mais três vezes só para fazer a quimio. A última eu fiz ambulatorial. Voltando para casa é bem melhor”, afirma.

Caroline, que cursa pedagogia, teve que parar os estudos e o estágio para fazer o tratamento. Por isso, ela resolveu então criar um blog e falar sobre a doença. “Montei uma página no Facebook e um blog. Eu falo sobre o tratamento, porque muita gente tem dúvidas sobre como é. Muitos amigos ficavam perguntando e, então, resolvi falar para todo mundo de uma vez. Muita gente que fica doente se tranca, se fecha para o mundo e não é legal. A gente tem que ficar bem, porque isso ajuda no tratamento também. Eu já ouvi falar que o nosso pensamento positivo tem uma porcentagem na cura. As pessoas me mandam muitas mensagens legais, então é bacana isso.  A gente troca experiência”, diz.
saiba mais

    Curada do câncer, mulher arrecada lenços para ajudar outras pacientes
    Leia mais notícias da Baixada Santista e Vale do Ribeira no G1

No blog, a garota foca em questões de beleza, dá dicas de esmaltes, maquiagem e, principalmente, sobre formas diferentes de amarrar o lenço na cabeça. “Eu fiz a página quando estava internada. As pessoas acabavam perguntando sobre os lenços, como se amarrava na cabeça, qual batom eu estava usando, qual esmalte e, por isso, decidi falar um pouco mais sobre a questão da beleza. Eu não era muito vaidosa, não usava coisas muito chamativas, mas isso foi mudando. Acho importante manter a auto-estima. Isso ajuda a ficar melhor. Não pode se deixar levar pela doença. Tenho muitos lenços porque ganhei bastante. Gosto de amarrar de diferentes formas. Minhas amigas vêm me visitar e sempre me trazem lenços”, diz.

Ela conta que também fez o blog com a intenção de se distrair, já que não estava podendo sair de casa. Atualmente, Caroline já tem mais de 5 mil seguidores. “Estou esperando as minhas células normalizarem para fazer o exame de novo e ver a biópsia da medula como está. Aí vou para a terceira e última fase do tratamento. Não vou mais precisar fazer quimio venosa, só comprimido. É bem mais tranquilo. Vou continuar com o projeto do blog, voltar para a faculdade, me formar e retomar a vida. A gente tem que passar por essas coisas. Tudo tem um propósito e a gente tem que aceitar”, afirma Carol.

A jovem dá o exemplo de força de vontade e acredita que essa atitude ajude as pessoas que enfrentam o câncer. “O recado que eu deixo para as pessoas é que é difícil no começo, mas depois a gente tem que entender que faz parte. Se Deus enviou é porque a gente consegue, porque a gente vai superar e tem um propósito, que não entendemos na hora, mas vamos entender mais para frente. Que as pessoas fiquem fortes porque vai passar”, finaliza a garota.

Comentários