Pular para o conteúdo principal

Tratamento com células-tronco gera células do nariz na coluna da paciente

Uma mulher norte-americana desenvolveu uma espécie de tumor oito anos após um tratamento com células-tronco para tentar curar sua paralisia.

Tem havido uma série de casos de tratamentos com células-tronco que causam tumores, mas este parece ser o primeiro caso em que o tratamento foi aplicado em um hospital ocidental como etapa avançada de um ensaio clínico aprovado pelas autoridades de saúde e reconhecido como válido pela comunidade científica.

A mulher norte-americana, cujo nome não foi revelado, recebeu o tratamento experimental em um hospital em Portugal na tentativa de curar sua tetraplegia.

O procedimento usou um tecido contendo células semelhantes a células-tronco, retiradas do nariz da própria paciente, e implantado em sua espinha. A esperança era que essas células se desenvolvessem em células neurais e ajudassem a reparar os danos nos nervos da coluna, fazendo-a recuperar seus movimentos.


O tratamento não deu certo - longe disso.

No ano passado, a mulher, então com 28 anos, passou por uma cirurgia por causa do agravamento das dores no local do implante.


Células nasais na coluna

Os cirurgiões removeram um aglomerado celular de 3 centímetros de comprimento, parecido com um tumor.

Os exames revelaram que o aglomerado consistia principalmente de tecido nasal, bem como de fragmentos de ossos e pequenas ramificações nervosas que não tinham se conectado com os nervos da coluna vertebral.
O aglomerado não era canceroso, mas estava secretando "um abundante material espesso parecido com muco", que provavelmente estava pressionando dolorosamente a coluna da paciente, segundo o Dr. Brian Dlouhy, da Universidade de Iowa (EUA), o neurocirurgião que removeu o tecido.

"É preocupante," disse o Dr. George Daley, pesquisador de células-tronco na Escola de Medicina de Harvard, que tem ajudado a compor orientações para as pessoas que estão pensando em se submeter a tratamentos com células-tronco. "Isto fala diretamente do quanto é primitivo o estado do nosso conhecimento sobre como as células-tronco se integram, se dividem e se expandem."

O caso mostra que, mesmo quando realizados em hospitais de ponta, terapias experimentais com células-tronco podem ter consequências imprevisíveis, acrescenta o Dr. Alexey Bersenev, pesquisador que trabalha com células-tronco. "Nós temos de reconhecer que complicações também podem acontecer em um ensaio clínico," disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...