Pular para o conteúdo principal

O que se esconde nas notas de dinheiro?

Durante as atividades diárias, estamos sujeitos a utilizar o dinheiro. Todos os dias, podemos tocar em uma grande quantidade de notas que contêm uma grande quantidade de bactérias que, se não tomarmos as medidas de higiene adequadas, podem afetar nossa saúde de uma maneira bastante perigosa.


Esta é uma boa razão para lavarmos as mãos frequentemente, já que com esta simples medida, podemos evitar muitos problemas de saúde. Ao tocarmos uma nota pode-se aderir em nossas mãos uma quantidade de bactérias que logo podem passar para nosso organismo, caso levemos as mãos a boca ou aos olhos.

À partir de estudos realizados nos Estados Unidos e na Colômbia, pode-se demonstrar que nas notas encontram-se altas quantidades de bactérias que causam infecções que, além disso, possuem microrganismos com capacidade de provocar doenças as quais o sistema imunológico do corpo não pode repelir. Também se pode comprovar que tanto as notas quanto as moedas podem abrigar até sete tipos diferentes de bactérias.



Staphylococcus epidermidis

Esta bactéria pode causar infecções em diferentes partes do corpo. Alguns de seus sintomas podem ser: febre, fadiga, dor localizada, respiração e batimentos cardíacos acelerados, transpiração excessiva, entre outras.


Bacillus

Algumas espécies de Bacillus não apresentam sintomas, mas existem outras que causam patologias tanto nas pessoas quanto nos animais. Os diferentes tipos desta bactéria podem provocam vômitos e diarreias de cinco à dez horas que foram ingeridas.


Streptococcus

Os Streptococcus são os responsáveis de muitas e graves enfermidades, entre elas podemos destacar a meningite, a pneumonia bacteriana, a fasciíte necrosante, a faringite, entre muitas outras. No entanto, existem certos tipos dessa bactéria que não causam patologias.


Escherichia coli

Os sintomas que indicam a contaminação por essa bactéria podem ser uma forte dor de estômago, acompanhada de diarreia, a qual em muitos casos podem conter sangue; também se pode apresentar vômitos, náuseas e febre de pouca intensidade. Todos esses sintomas apresentam-se logo após as três, quatro ou dez primeiras horas de contaminação.
Lave as mãos, não esqueça!

Lavar as mãos

Muitas dessas bactérias encontram-se em nosso entorno, portanto acaba sendo fácil a contaminação. Esses microrganismos podem chegar em nosso organismo mediante um descuido, ou simplesmente, por não termos a devida precaução de lavar as mãos antes de consumir os alimentos. Recordemos que, ainda que muitas bactérias as quais estamos expostos possam provocar uma simples infecção, existem outras que podem chegar a causar uma grave gastroenterite e, em casos extremos, a morte.

Como é algo impossível de dizer que não podemos tocar nas notas de dinheiro e, evitar assim, o contato com os diferentes tipos de bactérias que elas contêm, devemos – isso sim -, ter a precaução de lavar as mãos muito bem logo após a manipulação do dinheiro, antes de comer ou tocar alguma parte de nosso corpo, e antes de  encostar ou acariciar um bebê.  Esses simples hábitos podem evitar grandes problemas de saúde.


Lembre-se…

As moedas podem conter até 2400 bactérias, algumas delas similares as que são encontradas nas notas. Entretanto, nas notas, os microrganismos vão se acumulando e aumentando cada vez que estas passam de mão em mão, já que os micróbios que uma pessoa com alguma doença venha a ter podem ser transmitidos as pessoas que recebem essas notas contaminadas.
 

Bacterias

Não esqueça de que as notas e as moedas são os meios mais eficientes de propagação de bactérias entre as pessoas de todo o mundo. Por isso se recomenda cuidar para que as crianças não manipulem as notas, muito menos as moedas. Evitar tocar a boca, os olhos e, em geral, qualquer parte do corpo depois de tocar no dinheiro. Caso o faça, é necessário manter uma boa higiene das mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...