Pular para o conteúdo principal

Projeto ‘Futebol e Cidadania’ fomenta apropriação das quadras públicas pelas crianças

As informações são do Centro de Referências em Educação Integral



Crianças se apropriam do espaço público.

A Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER Brasil) iniciou o projeto Futebol e Cidadania ao diagnosticar que as crianças e jovens de Diadema não utilizavam as quadras públicas da região.

Um motivo muito específico para estes espaços estarem vazios é presença do tráfico de drogas. O projeto deu seu pontapé inicial em 2011 quando articulou-se à prefeitura de Diadema, que garantiu a reforma e construção de banheiros e vestiários em quatro quadras. Atualmente, o Futebol e Cidadania está presente nas quadras do Jardim Sapopema, da Rua das Margaridas, do Centro Público Eldorado (E.M. Hercília) e do Campo do Santos (Campo do Bahia). Paralelamente, a ACER contratou e formou educadores e auxiliares, que, em sua maioria, são das regiões onde as quadras foram instaladas, justamente para ampliar os laços dos participantes ao projeto.

Por meio da metodologia Coaches Across Continents são feitas diversas dinâmicas que relacionam esporte e processos educativos para explicar temas como a desigualdade de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, funcionamento do corpo humano e alimentação. As atividades com bola mostram de forma lúdica os conteúdos e como isso se relaciona à vida dos participantes.

Para o secretário geral da ACER, Jonathan Lukc Hannay, o futebol enquanto prática esportiva colabora, sim, com o trabalho coletivo e oferece a oportunidade de trabalhar exercícios físicos e coordenação motora. Mas, para além disso, o futebol oferece a oportunidade de vivenciar aspectos reais da vida em sociedade, como aprender a lidar com a competição, vitórias e perdas, todos temas importantes para o desenvolvimento integral da pessoa e sua relação com a cidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...