Projeto ‘Futebol e Cidadania’ fomenta apropriação das quadras públicas pelas crianças

As informações são do Centro de Referências em Educação Integral



Crianças se apropriam do espaço público.

A Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER Brasil) iniciou o projeto Futebol e Cidadania ao diagnosticar que as crianças e jovens de Diadema não utilizavam as quadras públicas da região.

Um motivo muito específico para estes espaços estarem vazios é presença do tráfico de drogas. O projeto deu seu pontapé inicial em 2011 quando articulou-se à prefeitura de Diadema, que garantiu a reforma e construção de banheiros e vestiários em quatro quadras. Atualmente, o Futebol e Cidadania está presente nas quadras do Jardim Sapopema, da Rua das Margaridas, do Centro Público Eldorado (E.M. Hercília) e do Campo do Santos (Campo do Bahia). Paralelamente, a ACER contratou e formou educadores e auxiliares, que, em sua maioria, são das regiões onde as quadras foram instaladas, justamente para ampliar os laços dos participantes ao projeto.

Por meio da metodologia Coaches Across Continents são feitas diversas dinâmicas que relacionam esporte e processos educativos para explicar temas como a desigualdade de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, funcionamento do corpo humano e alimentação. As atividades com bola mostram de forma lúdica os conteúdos e como isso se relaciona à vida dos participantes.

Para o secretário geral da ACER, Jonathan Lukc Hannay, o futebol enquanto prática esportiva colabora, sim, com o trabalho coletivo e oferece a oportunidade de trabalhar exercícios físicos e coordenação motora. Mas, para além disso, o futebol oferece a oportunidade de vivenciar aspectos reais da vida em sociedade, como aprender a lidar com a competição, vitórias e perdas, todos temas importantes para o desenvolvimento integral da pessoa e sua relação com a cidade.


Comentários