Pular para o conteúdo principal

Fisioterapeuta Vanessa Marques alerta sobre os cuidados diários das mamães com os bebês

Problemas como a tendinite são comuns pós-parto, mas há como driblar essas lesões rotineiras com alongamento e postura correta

Ser mãe é a maior dádiva do mundo, sem dúvida. Mas as tarefas do dia a dia como trocar as fraldas, amamentar, dar banho e ninar no colo podem acarretar lesões nas articulações ou musculares levando a mulher no pós-parto a ter dores em alguns casos até a ter perda parcial de alguns movimentos nos braços e pulsos. Sem contar as dores na coluna e joelhos.

“Relaxamento muscular, prevenção de dores e tensões, sem contar que dá mais flexibilidade, agilidade e elasticidade ao corpo. Essas são algumas vantagens de praticar alongamento todos os dias ou sistematicamente, além de proporcionar maior consciência corporal e preparar o corpo para atividades físicas”, explica a fisioterapeuta Vanessa Marques.

De acordo com a especialista, os movimentos podem ser feitos diariamente, por mais de uma vez durante o dia. Ideal antes e depois de atividade física, da amamentação ou também no ambiente de trabalho para evitar as lesões por esforço repetitivo (LER).

Vanessa ressalta a importância de checar sempre se a postura está correta e, independente da parte do corpo que irá alongar, a sugestão é que se mantenha por pelo menos 30 segundos, para que se obtenha o resultado e efeito necessário. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

Segue o passo a passo com dicas da fisioterapeuta:

Região dos ombros e do pescoço: A) - Girar lentamente para trás o ombro, associando com a respiração. Puxar o ar lentamente na subida do ombro e soltando o ar na descida. B)- Tracionar levemente o pescoço para a lateral direita e depois para esquerda, sentindo o alongamento do músculo.
Região das mãos e dos punhos: A) Girar as mãos lentamente para o lado direito e depois para o lado esquerdo com os punhos fechados. As duas mãos simultaneamente. B)- Fazer movimentos de abrir e fechar as mãos, que ajudam para diminuir o inchaço e também a rigidez.
Região lombar: Ideal fazer assim que se levantar pela manhã, antes ou depois da atividade física ou quando sentir esta região desconfortável. A)- Deitar de barriga para cima e puxar as duas pernas juntas flexionadas em direção ao tronco. B)-Manter por 30 segundos, descansar por um minuto. Repetir duas a três vezes o movimento.


  


Sobre Vanessa Marques:
Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp· Mestranda em Obstetríca (UNIFESP)- Avaliação do assoalho pélvico em gestações múltiplas.
· Palestrante em empresas privadas e públicas.
· Mãe da Beatriz de 04 anos e da Lavínia de 12 anos.

Assessoria de imprensa- fotos e entrevistas:
Andrea Feliconio – andreafeliconio@gmail.com
www.andreafeliconio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...