Pessoas mais altas são mais inteligentes, de acordo com estudo

Para a fúria dos baixinhos, pesquisadores escoceses estão afirmando que pessoas altas têm maiores chances de serem mais inteligentes. Um novo estudo realizado na Universidade de Edimburgo encontrou uma ligação direta entre os genes relacionados à altura e os relacionados à inteligência.

De acordo com o artigo publicado na revista Behavior Genetics, o DNA de 6.815 pessoas aleatórias foi estudado. Para “mensurar” a inteligência dos participantes, foram feitos testes de tempo de reação mental, habilidade linguística, velocidade de processamento e capacidade de memória. As pessoas mais baixas mostraram, em média, inteligência levemente inferior do que as mais altas.


É importante frisar que os pesquisadores não estão sugerindo que todas as pessoas altas são necessariamente mais inteligentes do que as mais baixas. Eles estão apenas indicando as médias existentes em uma população. E o próprio conceito de inteligência é relativo – no estudo, foram utilizados métodos de medição do grupo escocês Family Health Study, que não adota testes de QI padrão.

Os pesquisadores afirmam que a relação entre altura e inteligência é apenas em parte genética, podendo ser atribuída, em grande parte, ao ambiente.

Outros estudos sugerem mais fatos curiosos que acompanham os altos e os baixinhos: acredita-se que os mais baixos são mais propensos a sofrer de doenças cardiovasculares, enquanto os mais altos tendem a morrer mais jovens. Estudos também sugerem que os mais altos ganham mais – mas as mulheres altas têm maior risco de desenvolver câncer. Não está fácil pra ninguém.

Comentários