10 hábitos que estão deixando a sua vida mais curta sem que você perceba

Nós aprovamos totalmente a ideia de que sua idade é aquela que você sente, mas alguns de nós ainda temos comportamentos que prejudicam nossas chances de nos sentirmos bem conforme envelhecemos. Chegar aos 100 anos talvez não seja uma meta pessoal, mas que tal manter-se saudável e ativo enquanto se envelhece graciosamente? Quem não quer isso? Quantas destas dez frases você já disse?

1) Não existe batata frita ruim.
Os salgadinhos são o inimigo. Você pode assá-las em vez de fritar, e isso pode ajudar um pouco, mas no fim das contas um saco de batatas fritas nunca é algo de que seu corpo precisa. Não, não há problema se você conseguir comer apenas um salgadinho -- mas, se for parecido conosco, você não para enquanto não esvaziar o saco e depois dizer algo como "Por que fiz isso?" A maioria dos salgadinhos produzidos comercialmente -- de milho, de batata, de tortilha -- tem alto teor de gorduras trans, o que aumenta seu nível de colesterol ruim. O colesterol alto provoca doença cardíaca e derrames.

2) Eu dirijo da garagem até a calçada para pegar o correio.
O exercício é seu amigo, e embora você possa não ter vontade de se unir à turma de 20 anos na academia procurar maneiras de fazer seu ritmo cardíaco aumentar enquanto você realiza tarefas cotidianas é positivo. Saia para caminhar com o cachorro, em vez de apenas deixá-lo lá fora no jardim. Use a escada em vez do elevador. No almoço, saia da sua mesa e caminhe ao redor do quarteirão. Tudo isso vai se somando. Uma pessoa média dá cerca de 2 mil passos para caminhar 1,5 quilômetro, então dar 10 mil passos é cerca de 7,5 kms. Uma pessoa sedentária dá em média de 1 mil a 3 mil passos por dia. Use um pedômetro e veja quanto você está caminhando.

3) Eu detesto água e nunca a bebo.
Refrigerante não substitui a água. Na verdade, nada substitui a água. Todo o sistema do seu corpo depende de água.
A falta de água pode levar à desidratação. Sobre a quantidade de água que se deve beber diariamente, o antigo "beba oito copos de água" foi corrigido para "de fluidos" para diminuir o estresse nos seus rins. Mas bebidas dietéticas com gás -- carregadas de açúcares ou adoçantes artificiais, cores, sabores -- não são a mesma coisa que o artigo puro.

4) Sal é o único tempero que eu uso.
A quantidade de sal que você come tem um efeito direto sobre sua pressão sanguínea. O sal faz seu corpo armazenar mais água, o que aumenta a pressão sanguínea. Quanto mais alta a pressão, maior o esforço de seu coração, suas artérias, seus rins e cérebro. Isso pode levar a infartos, derrames, demência e doença renal.

5) Não posso engravidar, por isso não faço meu parceiro usar camisinha.
Em 2011, os números mais recentes disponíveis dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), identificaram mais de 12 mil casos de gonorreia, cerca de 2.600 casos de sífilis e mais de 22 mil casos de clamídia em pessoas entre 45 e 64 anos. As coisas no quarto ficaram bem mais complicadas, não é?

6) Eu ainda fumo, mas diminuí muito.
Ficamos contentes por você ter diminuído, mas vamos logo cruzar a linha final. Menos é melhor que mais, mas nada é o melhor de tudo. Os CDC dizem que fumar prejudica todos os órgãos do corpo e reduz seu tempo de vida, mas você já sabe disso. Estamos em 2014. Se não for agora, quando será?

7) Eu paro de beber às 9 da noite, por isso ainda posso tomar minha pílula para dormir.
Misturar álcool com remédios para dormir vendidos com receita médica leva a problemas, e não melhora o sono. Então não, você não deve beber vinho a noite toda e depois chegar em casa e tomar remédios para dormir. Fale com seu médico sobre isto, por favor. Lembre-se de Whitney.

8) Eu não vou a médicos porque me sinto bem, e para que procurar problemas?
A medicina preventiva é uma boa coisa. Agir como uma avestruz e manter a cabeça enterrada, não. Colonoscopias, mamografias, exames do colo do útero (papanicolau) continuam importantes para seu bem-estar, assim como exames de sangue e de colesterol regulares. A detecção precoce de alguns tipos de câncer aumenta muito suas probabilidades de sobreviver e pode permitir opções de tratamento menos invasivas.

9) Minha audição está boa, os restaurantes é que são muito barulhentos hoje em dia.
Sua audição pode não estar ótima. Você pode ser um dos 36 milhões de americanos que sofrem perda de audição com a idade. Apenas um lembrete de que os aparelhos auditivos hoje em dia são quase invisíveis, e tecnologicamente refinados a ponto de o usuário ver melhoras em praticamente todas as situações sociais -- incluindo restaurantes barulhentos. Agora, como ignorar que a surdez afeta sua saúde? Embora ninguém morra de surdez, sua qualidade de vida sofre extremamente quando você começa a evitar festas e programas porque não consegue ouvir a conversa.

10) Não é que eu precise de óculos, preciso de braços mais compridos.
Já se disse que depois dos 50 e poucos anos todo mundo precisa de óculos de leitura. Por que lutar contra isso? Os óculos para leitura estão disponíveis em toda farmácia e todo optometrista. Quando está na hora, está na hora. Mais uma vez, é uma questão de qualidade de vida.


 

Comentários