A conclusão do estudo in vitro demonstram que a hidroxicloroquina inibe a produção de determinadas proteínas que atuam no sistema imunológico e contribuem para melhorar o mecanismo do fármaco.
O estudo completo na edição de junho da Revista Clinics - http://www.clinics.org.br/
Hidroxicloroquinadiminui as citocinas da via Th17 em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico e de artrite reumatóide
Contato: Maira Galdino da Rocha Pitta / (81) 96717788 / mgrpitta@gmail.com
Resumo: Hidroxicloroquina (HCQ) é um agente antimalárico que tem sido utilizado há muitos anos para o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico (LES) e da artrite reumatóide (AR). Recentemente, novos mecanismos de ação têm sido propostos ampliando as perspetivas terapêuticas deste medicamento.
Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade imunomoduladora da HCQ em citocinas da via T helper 17 (Th17) em camundongos BALB/c, em voluntários sadios e em pacientes portadores de AR e LES.
Métodos: Dezoito pacientes do sexo feminino portadores de LES (idade média 39,0 ± 12,9 anos) e 13 pacientes do sexo feminino portadores de AR (média de idade 51,5 ± 7,7 anos) foram recrutados pelo Hospital das Clínidas da Universidade Federal de Pernambuco-Brasil. Os pacientes foram incluídos no estudo após preencher quatro dos critérios de AR e LES do Colégio Americano de Reumatologia (ACR). Após estimulação das células mononucleadas do sangue periférico (PBMC) de voluntários sadios e de pacientes com PMA e ionomicina, na ausência ou na presença de diferentes concentrações de HCQ, os níveis das interleucinas (IL) 6, 17 e 22 foram determinadas por ensaio imunoenzimático (ELISA) nos sobrenadantes de cultura.
Resultados: Nós demonstramos que em PBMC de voluntários saudáveis e de pacientes portadores LES e AR houve uma redução significativa na produção de IL-6, IL-17 e IL-22 na presença de HCQ. Conclusão: Os resultados in vitro demonstraram HCQ inibe a produção de IL-6, IL-17 e IL-22 e contribuem para uma melhor compreensão do mecanismo de ação deste fármaco.