Pular para o conteúdo principal

Fisioterapia pode ser aliada da qualidade de vida na terceira idade

Com o aumento da população idosa, cada vez mais tem se pensado e investido para que o envelhecimento venha acompanhado de qualidade de vida, bem como de manutenção da autonomia e da funcionalidade. Dentro deste contexto, realizar atividades que ajudem a preservar a força física e do equilíbrio são fundamentais e a fisioterapia e as atividades físicas supervisionadas podem ser grandes aliadas.

Segundo a fisioterapeuta do Hospital REGER, Caroline Haruka, a fisioterapia em idosos pode ter basicamente três funções. A preventiva, que visa evitar a perda de equilíbrio, massa muscular, óssea e instalação de doenças; a reabilitação cujo objetivo é melhorar funcionalidades comprometidas por enfermidades; e a manutenção, que tem como objetivo manter a boa funcionalidade do corpo.

A fisioterapia é importante principalmente para pacientes que têm algum tipo de demência, pois pode ajudar a retardar os efeitos da doença. “Nestes casos, é muito importante que o paciente seja estimulado por meio de comandos simples e objetivos, que transmitam confiança. Também podem ser utilizados os chamados exercícios funcionais que ajudam a manter atividades diárias como escovar os dentes e subir escadas”, afirma.

No REGER a importância que a fisioterapia tem é tão grande que além dos atendimentos realizados todos os dias, nos períodos da manhã, tarde e, eventualmente noite, todas as terças-feiras e quintas-feiras são realizadas atividades do chamado Grupo de Equilíbrio, no qual os pacientes realizam treinos funcionais em que é recrutado o uso do equilíbrio em ambientes controlados e sem riscos para os pacientes. “Essas atividades ajudam na qualidade de vida e autonomia dos pacientes, pois contribuem para a melhora e manutenção do equilíbrio estático e dinâmico”, explica Caroline.

O Hospital, que conta com uma com uma piscina adaptada, também investe na fisioterapia aquática, devido aos benefícios terapêuticos da água. “Ela entre outras coisas ajuda na reabsorção de edemas e reduz o peso do corpo contribuindo com a redução do impacto nas articulações. A água na altura do peito, por exemplo, promove uma redução de 75% no peso do paciente sobre as articulações dos membros inferiores. Há ainda o estímulo sensorial, metabólico e o relaxamento que ela promove”, destaca a fisioterapeuta Tatiana Lombardi Monteiro.

As fisioterapeutas do REGER destacam ainda que é fundamental que cuidadores de idosos sejam orientados sobre a importância de realizar exercícios e da estimulação adequada durante a prática para que eles gerem benefícios.


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...