Pular para o conteúdo principal

Proteína da memória aumenta capacidade do cérebro?

Se for confirmado, o estudo tem implicações para doenças neurodegenerativas e do desenvolvimento neural, tais como distúrbios do espectro autista e doença de Alzheimer. 


Proteína da memória

É possível alterar a quantidade de informações que o cérebro pode armazenar?

Talvez seja, segundo uma equipe internacional de cientistas liderados pelo Dr. Keith Murai, da Universidade McGill (Canadá).

Os cientistas ainda não sabem onde as memórias ficam guardadas no cérebro, embora consigam rastrear operações mentais ao longo das redes neurais.

Agora eles identificaram uma proteína que parece brecar o processamento cerebral. Quando a proteína é removida, a função cerebral e a recuperação das memórias ficam melhores - ao menos em animais de laboratório.

"Pesquisas anteriores mostraram que a produção de novas moléculas é necessária para o armazenamento de memórias no cérebro; se você bloquear a produção dessas moléculas, a formação de memórias novas não ocorre," disse o Dr. Murai.

"Os nossos resultados mostram que o cérebro possui uma proteína chave que limita a produção de moléculas necessárias para a formação da memória. Quando esta proteína-freio é suprimida, o cérebro é capaz de armazenar mais informação," garante ele.


Doenças neurodegenerativas

Se for confirmado, o estudo tem implicações para doenças neurodegenerativas e do desenvolvimento neural, tais como distúrbios do espectro autista e doença de Alzheimer.

A proteína é chamada FXR1P (Fragile X mental retardation syndrome-related protein 1), que já vem sendo estudada pelo seu papel em distúrbios mentais.

Segundo a equipe, a FXR1P também é responsável por suprimir a produção das moléculas necessárias para a consolidação das memórias.

Quando a FXR1P foi seletivamente removida de certas partes do cérebro de camundongos, a produção das moléculas foi liberada, fortalecendo as conexões entre as células do cérebro, o que se mostrou correlacionado com a melhoria da memória em testes subsequentes feitos com os animais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...