Dúvidas sobre o câncer de próstata O que você sabe sobre o assunto?

Atualmente o câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e mesmo assim ainda falta muito que os homens se conscientizem da importância de sua prevenção. Os dados acerca da doença são assustadores: quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista, segundo dados do site Novembro Azul. No Brasil, a doença é a 2ª causa de morte por câncer entre os homens perdendo apenas para o câncer de pulmão.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que em 2014, cerca de 69 mil homens serão diagnosticados com a doença.
Mas, o que é o câncer de próstata? A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que esta localizada abaixo da bexiga, a frente do reto envolvendo a porção inicial da uretra. Tem a função de produzir parte do sêmen (líquido espesso que contém espermatozóides). O câncer é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.
 
Sintomas - Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Alguns sintomas são:
-Dificuldade para urinar;
-Sangramento na urina;
-Urinar com frequência principalmente à noite (levantar várias vezes);
-Urinar pouco de cada vez;
-Dor e a sensação de ardência ao urinar.
 
Fatores de risco - As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 50 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.
 
Prevenção - O consumo de dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; Evitar gorduras (animais); Realizar exercícios físicos no mínimo 30 minutos diários; Diminuir consumo de álcool e não fumar podem interferir positivamente no não surgimento da doença.
 
Diagnósticos:
Toque retal - Dura aproximadamente 10 segundos, é simples e praticamente indolor, além de não afetar a masculinidade. É sempre recomendável e também fundamental para detectar o estágio da doença, bem como para definição do tratamento.
Dosagem de PSA - Um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático específico. PSA (antígeno prostático específico) é a dosagem de uma proteína do sangue por meio de exame de sangue. É um exame usado para orientar a biópsia da próstata.
Ultrassom transrretal – E um exame usado para orientar a biópsia da próstata.
Cintilografia óssea - É um exame é fundamental na identificação do estágio do câncer da próstata, sendo altamente sensível, porém pouco específica.
 
 Tratamento - Para o tratamento do câncer de próstata pode ser utilizada à cirurgia convencional, laparoscópica ou robótica; Radioterapia; Quimioterapia ou até mesmo a vigilância ativa (observação semestral ou anual do crescimento do tumor). Vale lembrar que a escolha do tratamento deve ser individualizada e definida após discussão (com o médico) dos riscos e benefícios que o tratamento pode causar.
Fonte: Site Novembro Azul e Instituto Nacional do Câncer (INCA) 2014.
 
Você tem dúvidas sobre assuntos?
Estaria preparado para orientar um amigo ou familiar?
Para conversar sobre mais detalhes com nossa especialista, por favor, entre em contato conosco.
 
DADOS DO ESPECIALISTA:
Profª Rita de Cássia Freitas Bandeira, professora do corpo docente do curso de Pós-graduação em ENFERMAGEM ONCOLÓGICA da Universidade Estácio. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia, especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela escola de Enfermagem da USP e mestranda em Adaptação trans-cultural e validação do UCLA Prostate Cancer Index - PCI (questionário de qualidade de vida específico para câncer de próstata).
 
ATENDIMENTO IMPRENSA | PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁCIO
Canción Produções - Fabiana Cardoso

Comentários