Pular para o conteúdo principal

SBGG e ANCP lançam folder informativo sobre Cuidados Paliativos

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) produziu, em parceria com a ANCP, um folder com explicações básicas sobre Cuidados Paliativos e hospice. O público-alvo desse material são leigos, alunos de graduação ou profissionais que desejem se informar sobre conceitos básicos.

Segundo Daniel Azevedo, presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG, é fundamental que a sociedade brasileira assimile os conceitos e objetivos dos Cuidados Paliativos e dos cuidados ao fim da vida.

“As pessoas têm dificuldade em conversar sobre esse assunto por total desconhecimento do tema – acreditam que Cuidados Paliativos signifiquem o abandono da pessoa doente quando, na verdade, representam justamente o contrário: valorizar a vida da pessoa e implementar todas as medidas para que ela fique confortável até o momento da morte”, explica.

Uma estratégia adotada nesse sentido foi a elaboração de material didático e de divulgação para públicos variados, com base em originais desenvolvidos por Frank D. Ferris, paliativista de reputação internacional e parceiro da SBGG desde 2014.

“De forma graciosa, ele nos cedeu um folder objetivo que explica os rudimentos dos Cuidados Paliativos e da filosofia Hospice, que traduzimos e adaptamos para a realidade brasileira. Por se tratar de um material da SBGG, julgamos importante incluir a especificidade de Cuidados Paliativos para idosos”, disse.

A intenção é que esse material seja veiculado da forma mais ampla possível. Para isso, foi preparada uma versão online, que deve ser veiculada através de sites, e uma versão para impressão, que pode ser distribuída em eventos científicos, hospitais ou consultórios.
“Quanto maior a divulgação, melhor. Vamos usar a versão impressa em todos os grandes eventos da SBGG para orientar os participantes e sugerir a eles que busquem mais informações nos sites de referência que constam no folder”, afirmou Azevedo.


Para acessar o folder, clique aqui.


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...