Pular para o conteúdo principal

Ano mais saudável: inclua as frutas ricas em antioxidantes no seu dia a dia

O ano é novo, mas as promessas continuam as mesmas. Essa é a sensação de muitas pessoas no início e, ainda que não seja fácil cumprir as metas estabelecidas, quando o assunto é saúde o esforço tem que ser redobrado para atingir os objetivos. Que tal adquirir hábitos mais saudáveis em 2015 começando pela alimentação?

A nutricionista Letícia Manduca explica que as frutas vermelhas e arroxeadas são ricas em antioxidantes, por isso, são ótimas opções para compor uma dieta balanceada. “Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, sendo assim, previnem doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, doenças do coração e câncer, além de retardar o envelhecimento”, esclarece.

A profissional revela que entre as frutas vermelhas as “berries” têm maior concentração da substância. “A cranberry e a blueberry possuem um valor antioxidante muito alto e são aliadas ao tratamento de desordens estéticas como estrias e flacidez. As frutas e seus derivados podem ser consumidos antes e depois de praticar atividades físicas”, ensina.

No Brasil, a forma mais comum de consumo dessas frutas é por meio do suco, pois elas são cultivadas em regiões frias como Europa, Estados Unidos e Chile. A brasileira Juxx, que é pioneira e especializada em bebidas funcionais, isto é, fabrica produtos que promovem a manutenção da saúde e reduzem o risco de doenças, é a única marca do país que produz bebida funcional de cranberry e blueberry. Segundo a empresa, são fabricados em média 500 mil litros de bebidas funcionais por mês.

“Cada vez mais essas frutas são alvos de estudos que desvendam propriedades funcionais, como é o caso da cranberry para combater infecções urinárias recorrentes. Já a blueberry, atua no controle da glicemia e protege as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina”, acrescenta Manduca.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...