Conheça os Benefícios de uma Dieta sem Glúten

Eliminar a proteína do cardápio promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças


Antigamente pensar em ficar sem comer pães, bolos, tortas, todos feitos com farinha de trigo, era fora de cogitação. Hoje, isso já é uma realidade para uma parcela significativa da população. De acordo com dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que o número de portadores de doença celíaca no Brasil chegue a dois milhões, a grande maioria sem diagnóstico correto e, cerca de 1% da população mundial é celíaca. A doença Celíaca, é a intolerância permanente ao glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada, aveia, trigo para kibe, espelta, triticale, farro e kamut. O glúten causa inflamação e irritação no intestino, prejudicando a absorção de nutrientes importantes. Desta maneira podem ocorrer desnutrição, dificuldade de crescimento em crianças, dificuldade de aprendizado, osteoporose, infertilidade, constipação (intestino preso), diarréia, anemia e outros problemas relacionados à falta de nutrientes que o intestino não consegue absorver.

Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. "Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares", comenta Stella Jacob, nutricionista funcional. E ressalta: "é valido lembrar que deve-se sempre buscar a ajuda de um profissional para avaliar se irá ajudar no caso de cada um".

Além disso, há algumas situações, nas quais ter uma dieta sem glúten pode trazer grandes benefícios como para os portadores de Asma, Bronquite, Rinite, Artrite (redução das dores fortes), Síndrome do pânico, Autismo, Dermatite, Lúpus, Diabetes, Esclerose Múltipla entre muitas outras. Este foi o caso da Paula Martins, autora do blog Viver sem Trigo. "Eu percebia que vivia inchada e tinha muita asma, ao retirar o glúten da minha alimentação percebi uma grande melhora de minha doença. Por isso, decidi começar a desenvolver receitas de pães, massas, tortas e bolos sem trigo para ter uma vida mais saudável", explica Paula Martins.

Mesmo assim, com todos estes benefícios de uma vida sem glúten ainda não é muito fácil encontrar produtos de qualidade sem esta substância. Pensando neste segmento de mercado, três jovens empreendedores fundaram a GlutenFree Box, uma empresa que nasceu para suprir a necessidade das pessoas que precisam ou querem ter uma dieta sem glúten. Com a ajuda de nutricionistas, o time da GlutenFree Box seleciona os produtos Glúten Free do mercado e envia para a casa dos assinantes em qualquer parte do Brasil. Os usuários selecionam o plano que funciona melhor para eles e existem dois tipos de caixas, a Box, com 9 a 11 produtos e a Super Box, com 14 a 16 produtos sem glúten. “Queremos facilitar a vida destas pessoas que querem ter uma vida mais saudável mas não encontravam produto de qualidade nas prateleiras. O nosso lema é que a vida Glúten Free pode ser mais fácil e prazerosa”, finaliza Lucas Marin, um dos fundadores da GlutenFree Box.

 

Sobre a GlutenFree Box

A GlutenFree Box é uma empresa especializada em oferecer assinatura de pacotes com produtos sem glúten e sem lactose para a casa de seus clientes em todo o Brasil. Com ajuda de nutricionistas, a empresa busca no mercado os melhores produtos sem a proteína oferecendo variedade com preço acessível aos seus assinantes.

Mais informações:

http://www.glutenfreebox.com.br/
- See more at: http://www.dino.com.br/releases/conheca-os-beneficios-de-uma-dieta-sem-gluten-dino89056321131#sthash.ElUWSiZW.dpuf

Comentários