Pular para o conteúdo principal

Alimentos que “roubam” o cálcio de seu organismo e você não sabia


Quando a questão é garantir ossos fortes, determinados alimentos, incluindo alguns saudáveis, acabam se saindo como verdadeiros vilões, pois podem diminuir a capacidade que o organismo tem de absorver o cálcio.

Antes de falar desses alimentos, porém, é importante ressaltar que a solução na maioria das vezes não é eliminá-los totalmente da dieta, visto que possuem outros nutrientes que o corpo necessita.

Apesar disso, nutricionistas afirmam que o correto é balancear bem para evitar excessos, principalmente nos casos de pessoas que já possuem problemas relacionados à estrutura óssea. Dito isso, é hora de conhecermos a seguir alguns desses “vilões”. Veja!

Sal
O sódio está presente no sal, e ele é um dos agentes que aumenta o volume da excreção de cálcio pela urina. Os nutricionistas orientam que pessoas que possuem osteopenia ou osteoporose evitem o sal de adição, ou seja, aquele além do que deve ser colocado em saladas e outros alimentos. Uma dica válida é trocar o sal por temperos, especiarias e limão.

Café
A mistura do café com leite pode não ser algo muito bom à saúde também. Nesse caso, porém, tudo depende da quantidade de café e de leite presente na xícara.

Isso porque a cafeína presente no café é uma substância diurética, ou seja, faz com que o cálcio seja eliminado também mais rapidamente pela urina. Mas para que o café atrapalhe na absorção do cálcio se faz necessário o consumo de mais de 300mg ao dia, o que equivale a três xícaras médias de café.

Refrigerante
O refrigerante é rico em fósforo, substância que inibe a absorção do cálcio pelo corpo. Além disso, o fósforo faz com a que a liberação do paratormônio aumente, e esse hormônio é responsável por controlar a quantidade de cálcio presente nos ossos e células.

Quando o nível desse hormônio está elevado, o corpo mobiliza mais cálcio para a corrente sanguínea deixando os ossos descalcificados.

Alimentos com ácido oxálico e fitatos
O ácido oxálico é encontrado em alimentos como tomate, nozes, feijão, germe de trigo e acelga, e faz aumentar o nível de eliminação do cálcio através das fezes. O fitato age da mesma forma, sendo encontrado em cereais integrais. Nenhum desses alimentos, porém, deve ser cortado da dieta, já que são ricos em fibras e contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Pessoas que já possuem algum tipo de doença nos ossos, a dica é aumentar o consumo de frutas, legumes e vegetais, garantindo assim o pH ácido ao estomago, o que favorece para uma boa absorção do cálcio.

Chocolate
O chocolate além de possui cafeína ainda possui o ácido oxálico, que como dito acima, aumenta o nível da eliminação do cálcio por meio das fezes. Os nutricionistas recomendam consumir apenas os chocolates que possuem uma quantidade maior de cacau, pois apesar de ter cafeína possui ação antioxidante.

Gorduras
Existe um tipo específico de gordura, que faz com que o cálcio seja eliminado através das fezes, ao invés de ir para os ossos. São os chamados ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados em manteiga e carnes gordurosas.

De acordo com nutricionistas, quando esse tipo de gordura chega ao intestino forma uma substância chamada oxalato, que se liga à substância do cálcio, formando um complexo insolúvel, excretado através das fezes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...