Pular para o conteúdo principal

Baixinhos têm risco maior de doenças cardíacas, diz estudo



A cada 6,4 cm a mais de altura, a incidência de doenças cardíacas cai 13,5%

Quanto mais baixo você é, maior o risco de ter problemas no coração, segundo uma pesquisa feita por uma equipe da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha.

O estudo analisou 200 mil pessoas e encontrou partes do DNA humano que controlam ao mesmo tempo a altura e a saúde do coração.

As descobertas foram divulgadas na publicação científica New England Journal of Medicine. Segundo os pesquisadores, a cada 6,4 cm a mais de altura, a incidência de doenças cardíacas cai 13,5%.

A organização British Heart Foundation disse que pessoas baixas não precisam se preocupar excessivamente e devem manter um estilo de vida saudável.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte na Grã-Bretanha.

Risco baixo

A ideia de que a altura tem um papel na saúde do coração foi proposta pela primeira vez há 50 anos, mas os pesquisadores não entendiam o porquê.

Cochilada pode ajudar saúde do coração e evitar infarto

Alguns pensavam que a relação era consequência de outros fatores, como uma nutrição deficitária na infância, que poderia afetar até o coração.

Mas o estudo da Universidade de Leicester sugere uma resposta mais profunda, relacionada ao DNA.

Eles analisaram 180 genes cuja ligação com a altura já era conhecida.

Segundo o estudo, como a cada 6,4 centímetros o risco de desenvolver doenças cardíacas seria afetado em 13,5%. Assim, uma pessoa com 1,5 metro de altura correria 64% mais risco que alguém de 1,8 metro.

"Em um contexto de fatores de risco majoritários, esse é pequeno. Fumar eleva o risco entre 200% e 300%", disse o professor Nilesh Samani, da Universidade de Leicester.

— Eu não diria que pessoas baixas têm que tomar maiores precauções, porque se você tem 1,86 metro ainda tem que parar de fumar. Esse é apenas um de muitos fatores de risco, todos têm que ser cautelosos.

Pistas genéticas

O estudo também mostrou que esses genes que provocam um crescimento menor também elevam o nível de colesterol e gorduras na corrente sanguínea.

Os pesquisadores também dizem acreditar que alguns genes da altura podem controlar também o desenvolvimento dos vasos sanguíneos.

— O entendimento desses mecanismos podem levar a novos tratamentos e isso pode ser muito importante a longo prazo.

Mas estudos anteriores apontaram para desvantagens de ser alto. Uma pesquisa de 2011 da Universidade de Oxford sugere que pessoa altas tinham risco maior de câncer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...